terça-feira, 20 de julho de 2010

Passaporte, visto, assistência médica: organize sua viagem de intercâmbio

Fique por dentro de tudo o que você precisa organizar antes do embarque para ter uma viagem tranqüila e sem imprevistos

PASSAPORTE
Para tirar, é necessário comparecer a um posto de atendimento da Polícia Federal e apresentar uma série de documentos. Também é preciso entregar um formulário de requerimento e um comprovante do pagamento da taxa de emissão do passaporte, disponíveis no site.

PASSAGEM AÉREA
Algumas agências de viagem e de intercâmbio oferecem um bom desconto a estudantes. Se você for viajar na temporada de férias, tente comprar o bilhete aéreo com antecedência, pois a procura é grande. Dessa forma, você também pode conseguir tarifas mais em conta.

VISTO
Cada país possui regras próprias para a emissão do visto, e a maioria exige esse tipo de autorização mesmo para quem vai estudar por poucos meses. Confira se seu país de destino faz essa exigência.

OBS.: Alguns documentos, como o visto e o passaporte, costumam demorar para ficar prontos. Não deixe para providenciar tudo na última hora

ASSISTÊNCIA MÉDICA
É bom contratar um seguro-saúde, que costuma garantir assistência médica em caso de doença ou acidente, serviços odontológicos, cobertura de gastos com medicamentos e, dependendo do plano, até indenização para perda de bagagem e assistência jurídica. As próprias agências costumam oferecer o serviço.

EXAMES DE PROFICIÊNCIA
Algumas escolas, exigem um certificado de proficiência na língua do país de destino, como o Toefl e o Ielts. O exame é um teste oral e escrito, e a prova pode ser feita aqui no Brasil, aplicada por escolas de idioma e institutos de cultura estrangeira.

VACINAS
Para ingressar em alguns países, é preciso apresentar o certificado internacional de vacinação. Consulte o consulado ou a embaixada no Brasil para saber se você tem de se vacinar. Em caso positivo, procure a Secretaria de Saúde ou os postos de vacinação.

DINHEIRO
A maneira mais segura de levar dinheiro são os cheques de viagem. Eles são reembolsáveis em caso de roubo, perda ou extravio e bem- aceitos em hotéis, lojas e restaurantes. Você pode adquiri-los em casas de câmbio e instituições financeiras. Mesmo assim, é bom levar uma pequena quantidade de dinheiro local para as primeiras despesas. Um cartão de crédito internacional também pode ser bastante útil em situações de emergência.

CARTEIRINHAS DE DESCONTO
Estudantes podem adquirir a carteira internacional de estudante, que dá direito a descontos em passagens aéreas e atrações turísticas e culturais em vários países. A aquisição pode ser feita na União Nacional dos Estudantes e no Student Travel Bureau.

BAGAGEM
Antes de preparar as malas, confira a estação e a temperatura média do país de destino para não levar roupas demais nem deixar peças importantes aqui. Lembre-se de que no avião você pode carregar até duas malas com até 32 quilos cada uma e uma bagagem de mão com até 5 quilos sem pagar taxas extras. Identifique a bagagem com nome, endereço e telefone.