sexta-feira, 9 de julho de 2010

Conciliar o estudo com o trabalho durante o intercâmbio ajuda a minimizar as despesas

Com o orçamento apertado, mas muita vontade de aprimorar o inglês, muitos jovens estão optando por intercâmbio em países que dão a oportunidade de conciliar o trabalho com os estudos. Com esse objetivo, a estudante do 3ª ano do ensino médio Camile Santos, de 17 anos, escolheu o Canadá como seu destino. Ela vai fazer um intercâmbio de seis meses na cidade de Toronto e passar mais seis meses trabalhando para reduzir as despesas.

- Sei que não vou conseguir recuperar todo o dinheiro investido, mas pretendo usar o que ganhar para me manter e conhecer melhor o pais - diz.

A diretora da Study Travel Intercâmbio, Fabiana Garcia alerta que é preciso se informar antes sobre as leis de trabalho de cada país.

- Cada lugar tem suas regras. No Canadá, o intercambista só pode começar a trabalhar depois da conclusão do curso por um período referente ao mesmo que passou estudando. Já na Austrália, o estudante que faz um pacote de mais de três meses pode trabalhar até 20h semanais durante o periodo em que estiver estudando - explica.

O casal de namorados Julia Espínola, de 22 anos e Marcio dos Santos, 23 anos, procura um programa de intercâmbio. Eles estão cursando a faculdade de Artes e gostariam de aproveitar a viagem para fazer um curso na área.

- Nossa ideia é conciliar o estudo com um trabalho para ajudar nas despesas e reduzir os custos da viagem - conta Marcio.

O Au Pair é alternativa mais barata que alia trabalho a estudos. Esse programa é voltado para moças que já tiveram a primeira experiência ou àquelas formadas em pedagogia. A remuneração, neste caso, também é superior ao tradicional. Esta modalidade e proporciona a oportunidade de morar legalmente no país, na casa de uma família americana por até dois anos. No Au Pair, a jovem não tem nenhuma despesa durante sua estadia nos Estados Unidos. Todos os gastos são custeados pelos familiares que serão responsáveis. As atividades estão ligadas ao convívio com as crianças. A formação exigida é justamente para amparar os pais e familiares na educação dos filhos.

- O Au Pair foi a melhor opção. Hoje sou fluente no idioma. Aprendi muito sobre a cultura do país. Além disso, ainda deu pra juntar um dinheiro - diz Carla Passes, 21 anos.

Para participar do Au Pair, além de ter entre 18 e 26 anos, a jovem precisa ter completado o ensino médio, conhecimento intermediário de inglês, gostar de crianças e possuir carteira de habilitação.

Fonte: O Globo