terça-feira, 19 de julho de 2011

Truques para direção de fotos de noivos

Constragimento, timidez e expressões não genuínas são muito comuns de se receber quando se dirige modelos não profissionais. Na maioria das vezes, o resultado insatisfatório não é culpa do retratado e sim do fotógrafo, que não conseguiu deixar a pessoa confortável.



Com uma tragetória de quatro anos de carreira, o mineiro Vinícius Matos destaca-se no cenário nacional e internacional como um premiado fotógrafo de casamentos. Ele está a frente da Escola de Imagem, na qual ministra cursos sobre fotografia. Também dirige a agência La Foto, que já foi vencedora de diversos concursos.

E é ele quem forneceu para a revista Técnica & Prática algumas dicas para uma boa direção de fotos de noivos. Selecionamos aqui no blog algumas delas para vocês, aproveitem!

Dica nº1: Nada de pose
Fotografar uma pessoa em uma pose preestabelecida é bem diferente de fotografar um momento autêntico. Saber provocar os momentos genuínos do casal é o que faz o sucesso de direção de uma foto.

Dica nº2: Sem vergonha
Você só vai conseguir alegria do fotografado quando você mesmo transmitir tal sentimento. Transmita confiança sabendo o que está fazendo. Ao confiar em si mesmo, faça com que o cliente sinta isso e se entregue nas mãos de quem sabe o que faz.

Dica nº3: Comunique-se
Saber dar os comandos certos na hora da direção. Por exemplo, "Peguem na mão um do outro, façam carinho no rosto lentamente." ao invés de "Façam cara de par romântico." fica mais fácil para os modelos não profissionais reagirem mais rápido à primeira frase que vem com uma ordem bem articulada. Mas ser um bom comunicador não significa que apénas você fala e dá ordens, é preciso ainda ser um bom ouvinte. Pergunte e escute muito antes de começar a fotografar.

Leia o artigo na íntegra na revista Técnica & Prática, edição 21 disponível para consulta na Biblioteca ESPM Rio.