quarta-feira, 6 de julho de 2011

Crie sua câmera Pinhole

Pinhole é um processo alternativo de fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Também conhecida como câmera estenopeica, a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com (normalmente um) pequeno orifício. A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está na sua óptica. A imagem produzida por uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, tem um foco suave em todos os planos da cena (tudo está focado).



Existem pinhole de lata, de caixa de fósforos, de sapatos e até de casca de ovo! Pode dar nome, criar formas, decorar por fora, pirar por dentro. Dependendo de como você colocar o papel fotográfico ou filme dentro, a foto pode sair reta, redonda, em forma de coração, de estrela, em tiras!'. Na verdade, nem tudo pode. Aqui vão umas regras para fotografar com a pinhole:

- Prefira fazer a exposição (tirar a foto) ao ar livre. Se for um dia de sol, a janelinha fica aberta de 30 segundos a 1 minuto. Se nublado, o tempo aumenta para de 2 a 4 minutos.

- Quanto maior a câmera, maior o tempo de exposição, porque a luz enfraquece à medida que viaja do furinho até a parede onde está o papel.

- Se o furo estiver longe do material sensível à luz, mais próxima fica a imagem (mesmo efeito daquelas lentes especiais de fotógrafos, sabe?). E, quanto mais perto o furo, mais 'coisa' entra na foto, pois o ângulo de visão é maior.

- Quanto maior o orifício, menor tem de ser o tempo de exposição à luz. Porém, menos nitidez haverá na foto: ficará tudo mais, digamos, borrado.

- Como os tempos de exposição são longos, para a foto não sair tremida, a dica é apoiarmos a câmera em uma superfície fixa.


Agora que você já sabe o que é e como utilizar, segue o passo a passo da construção de uma pinhole para você sair fotografando por aí:

Você vai precisar de:
- Caixa de sapato (ou outra que você quiser)
- Parte debaixo de embalagem de alumínio para comida
- Agulha nº 9 ou nº 10
- Lixa 320 ou 400
- Papel preto fosco tipo Color Plus
- Tesoura
- Estilete
- Papéis fotográficos preto e branco
- Papel vegetal
- Cola
- Canetinha preta
- Pano para escurecer a câmera de papel vegetal

1. Pinte as esquinas da caixa com canetinha preta. Recorte o papel preto nos tamanhos das laterais, do fundo e da tampa da caixa. Cole tudo bem rente e veja se não está vazando um branquinho em alguma parte.


2. Recorte uma pequena janela na tampa da caixa e pinte a borda toda do buraco. Dica: se fizer mais de uma janela, será como se você tivesse várias lentes em uma mesma câmera! Veja no que dá!


3. Com um pedaço do alumínio recortado um pouco maior do que o tamanho da janela, fure com a agulha um pequeno orifício. Depois, passe a lixa no lado oposto que foi feito o furo. Ainda desse lado, enfie a agulha novamente e gire uma vez para garantir que o furo fique bem redondo.


4. Com fita isolante, grude o papel com o furo na parte de fora da janela (da tampa).


5. Para a luz não escapar, encape com fita isolante a parte de cima da caixa e da tampa. Com a mesma fita, faça por fora uma cortininha na ponta da janela para que possa abrir e fechar: esse é o mecanismo de tempo de exposição à luz.


Na hora de colocar o papel em que vai sair a foto, tem de estar tudo escuro! Luz apagada, cortinas fechadas! A parte fosca do papel fica colada na parede da caixa e a parte brilhante (a mais lisinha) fica de frente para o furo. Colocado o papel, passe fita isolante ao redor da tampa, para impedir luz pelas frestas. Quando a foto acabar, ou seja, quando tiver fechado a janelinha, não abra a caixa! Aí você podem levar ao laboratório. Nem todos perto de casa fazem essa revelação, que é em preto-e-branco. Por isso, pergunte antes na loja.

Quem ensinou: O fotógrafo e professor André Spinola e Castro. Na dúvida, enviem um e-mail ao André, no andre@rever.fot.br

Aprenda também a fazer uma Pinhole com caixa de fósforo e veja os resultados!



Fontes:
Revista Crescer
Blog Espelho Secreto
Marcos Campos