segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como preparar sua fotos para impressão



Toda foto deve ser preparada antes de sua impressão seja você um fotógrafo profissional ou não.


Algumas câmeras digitais usam um ratio (proporção) de 4:3, outras 3:2 e assim por diante. Se o tamanho que você escolher para imprimir tiver uma proporção diferente as fotos serão cortadas.

Fotos digitais são inevitavelmente mais “suaves” que as de filme. É imprescindível que você aumente um pouco a nitidez geral da foto (a quantidade exata depende do modelo da sua câmera).

Muitas vezes a foto fica diferente na sua tela do que fica na impressão. Isso pode acontecer por seu monitor não estar bem calibrado ou por existir um padrão diferente de cores no seu laboratório de impressão. Tente sempre trabalhar com o mesmo laboratório para conseguir se acostumar com seus padrões de cores na hora de editar sua imagem. Nos laboratórios atuais você também vai encontrar a opção de “auto corrigir” as cores, o que pode ser uma mão na roda para manter cores corretas se você não faz questão de manter sua edição própria.

Para preparar suas fotos segue o passo a passo:

1. Faça todas as edições possíveis. Se pretende adicionar algum efeito ou fazer correções gerais na foto, faça agora, com a foto na sua resolução máxima e preferencialmente em RAW.

2. Salve essa foto (sempre deixando uma versão da original)

3. Agora sim, sabendo o tamanho que vai imprimir, corte sua foto (no Photoshop use a ferramenta Crop com o tamanho especificado e 300dpi).

4. Por último, adicione nitidez com, por exemplo, a ferramenta Filters > Sharpen > Unsharp Mask

Para saber qual é o maior tamanho de foto que sua câmera consegue fazer com qualidade máxima abra a versão da foto sem nenhuma edição no Photoshop e vá ao menu Image > Image Size. Lá você vai desmarcar a opção Resemple Image e vai digitar no campo Resolution 300 (pixels/inch). Essa é a resolução usada na impressão. Nos campos Width e Height vão aparecer os tamanhos máximos.


Fonte:
Dicas de fotografia