segunda-feira, 25 de julho de 2011

O foco na fotografia de retratos

*Por Claudia Regina para o Dicas de Fotografia

Todo mundo tira foto dos amigos quando sai, ou da família em aniversários e eventos diversos. Então é um tópico que serve para todos!

Algumas “regrinhas” são importantes de saber, embora sempre seja possível quebrá-las (o conhecimento está justamente em saber quando quebrar as regras, e não somente em conhecê-las).

Em qualquer lugar que você leia sobre foco em retratos existe uma só regra geral: foque nos olhos!
Os olhos são o que nos seguram no retrato de uma pessoa, então mesmo que você esteja usando uma abertura suficiente para deixar o rosto inteiro em foco “aponte” para os olhos para que sejam o ponto com melhor foco possível na foto. Faz uma grande diferença!


Outra característica dos retratos é o fundo desfocado. Assim o nosso modelo fica em destaque e a foto não fica poluída. Por isso lentes conhecidas como “boas para retrato” são as com grandes aberturas. 1.4, 1.8, 2.8…


Às vezes é mais interessante você desfocar o rosto e mostrar alguma outra característica marcante da foto. Não tenha medo, mudar o foco totalmente do rosto para outra parte do retrato pode trazer um resultado muito mais interessante e menos tradicional!