terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Startups enfrentam desafios de mercado em reality show

Por Tatiana Alarcon para Agência Sebrae de Notícias


Empreendedores iniciantes, com um modelo de negócio inovador e prontos para entrar no mercado. Esse é o perfil dos selecionados pelo Sebrae para participar do reality show da instituição na Campus Party. De 8 a 11 de fevereiro, três equipes protagonizam, durante o maior evento tecnológico do país, a experiência de formar uma startup de sucesso.

Parte da estratégia do Sebrae de levar ações ousadas e relevantes para empreendedores digitais, a iniciativa tem como objetivo mostrar ao público os processos vivenciados por potenciais empresários para a formação de startups, um segmento totalmente inovador e com alto potencial de crescimento. Serão apresentados todos os detalhes do processo, desde a validação do projeto junto aos potenciais clientes, até a preparação do “pitch” digital, ou seja, da apresentação do negócio aos investidores.

O reality será apresentado pela dupla do site de humor Jovem Nerd. Durante todo o programa, as equipes, formadas por dois empreendedores, atuarão dentro de um cubo de vidro. Todas as manhãs as equipes participarão de dinâmicas com especialistas renomados no cenário nacional. Ao final da manhã, os participantes receberão tarefas, que deverão ser executadas no período da tarde.

No último dia, as equipes serão julgadas por uma banca, formada pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e por investidores. A premiação do reality show, que será divulgada durante o evento, tem o apoio das empresas Google, Mercado Livre e Amazon.

A escolha das equipes exigiu um criterioso processo de seleção. Em parceria com a Aceleradora, empresa que apoia startups com gestão e capital semente, o Sebrae fez um levantamento junto a uma base desse segmento e escolheu os três projetos que mais se destacaram nos critérios do jogo. Os selecionados já tinham o modelo de negócio pronto para testar o produto junto aos seus clientes, além de estarem prestes a trabalhar com uma empresa formal, estágio em que o Sebrae mais pode oferecer apoio ao empreendimento.

As atividades serão gravadas e condensadas em programas que serão exibidos pelo hotsite www.sebraenacampus.com.br.