terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[Entrevista] Empreendedorismo na faculdade com Bruno Biscaia

Por Millor Machado para Saia do Lugar

Bruno Biscaia é editor de Empreendedorismo do blog Dinheirama e graduando em Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal de Itajubá. Atua em seu cotidiano inspirando pessoas a buscar melhores oportunidades em suas vidas. Co-autor do Livro do Blog – Dinheirama (Editora Blogbooks).


Você poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória? Desde o começo da faculdade até fazer parte do Dinheirama, um dos maiores sites de economia e negócios do Brasil?

Quando entrei na faculdade coloquei em minha cabeça que nos cinco anos seguintes eu me esforçaria ao máximo para ser um dos melhores profissionais do mercado. Isso não era apenas uma meta, mas um sentimento profundo de querer ir além das minhas próprias expectativas.

Comecei devagar, fazendo cursos pelo SEBRAE para aprender um pouco mais sobre empreendedorismo e logo depois fui selecionado para entrar na empresa júnior de minha universidade, a Unifei Junior, com um cargo de consultor de eventos, que implicava em minha saída logo após a execução de um evento, isto é, era um cargo temporário.

Nesse momento comecei a estabelecer metas: a primeira foi de que eu deveria me esforçar ao máximo para ser convidado a ser um membro efetivo da empresa, sem precisar passar por novos processos seletivos – eu deveria merecer a vaga.

Dessa forma, passado algum tempo de trabalho, fui convidado a compor uma das funções dentro da Diretoria de Marketing da empresa e também a organizar um novo evento, chamado de A Semana do Empreendedor, foi aí que comecei a me aproximar do Dinheirama.

Objetivo alcançado, mudança de metas: a nova meta agora era conseguir estagiar nas férias de verão em uma grande empresa. Com isso na cabeça continuei trabalhando na empresa júnior e desenvolvendo o evento. Fiz uma pesquisa na região e na internet e como já era um leitor do Dinheirama, achei interessante convidar o Conrado Navarro, sócio-fundador do blog, para palestrar em uma das noites do evento. Foi um sucesso.

Daí para frente foi manter contato: o famoso networking. Com isso veio o convite inesperado para participar do Dinheirama. Logo no começo percebi que tinha que me especializar mais ainda, fui atrás de livros, revistas e experiências novas para contar aos leitores do site.

Para conseguir me dedicar mais a faculdade e ao Dinheirama, escolhi sair da empresa júnior. Pouco tempo depois veio a confirmação de que a vaga de estágio era minha. Mais um objetivo alcançado. Continuei no blog desenvolvendo meu trabalho e estou até hoje buscando passar tudo que aprendo na teoria e na prática para os leitores do site.


Qual foi a importância da Empresa Junior para sua formação profissional?

BB - Como disse acima, ela foi o começo de tudo, dos meus erros e dos meus acertos. Fundamental para o meu crescimento e aprendizado. É na empresa júnior que temos a oportunidade de lidar com pessoas de todos os tipos, antes de entrar no mercado profissional: motivadas, inexperientes, preguiçosas, competentes, egocêntricas etc. Com isso, aprendemos a gerar grandes resultados com todos esses perfis distintos dentro de uma equipe.

É o encontro com a diversidade, com o inesperado e com a força de vontade. Para conseguir bons resultados você tem de aprender a lidar com o melhor da cada pessoa, aprender a trabalhar em equipe.


Está nos seus planos abrir sua própria empresa?

BB - Acredito que não poderia não estar. Essa é mais uma chance de aprendizado e de desenvolvimento e mais um de meus objetivos para o futuro. Vamos aguardar.


O que você acha que é necessário para um jovem empreendedor “sair do lugar”?

BB - A idéia de “sair do lugar” é muito boa por que remete a movimento. Para “sair do lugar” é preciso desligar o piloto automático e sair da inércia. É querer que sua vida tome rumos diferentes do atual e realmente se esforçar para que isso aconteça. É mudar a forma como você se comporta diante das oportunidades que a vida cria para você, ou que você cria para a sua vida.