segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como desenvolver suas 3 características do empreendedor

Por Saia do lugar

Durante a gravação do segundo episódio do Empreendecast, nós tivemos uma ótima conversa com o Yuri Gitahy (da Aceleradora) sobre as características do Empreendedor.

No geral, vimos que existem 3 categorias principais de características que um empreendedor (ou uma equipe de empreendedores) deve ter:

1. Ser “imparável”
2. Conhecimento técnico
3. Conhecimento gerencial

Os 3 tipos são essenciais, por isso vale o esforço de análise na hora de montar sua equipe de sócios, de contratar pessoas pra sua gestão ou pra se preparar pra virar um empreendedor.

Porém, não existe um kit “Vire um empreendedor em 10 passos e, se comprar agora, leve uma secretária”. É preciso entender como desenvolver cada um desses tipos de características:

1- Ser “imparável”

Ser “imparável” é saber que não importa o que aconteça, você alcançará o sucesso, mesmo que isso envolva uma mudança de planos. Essa é a primeira característica essencial a qualquer empreendedor.

Porém, é uma questão muito mais inata do que “desenvolvível”. Ou seja, se você é do tipo acomodado com a situação atual e simplesmente não se interessa em fazer sempre mais e melhor, recomendo que você encontre alguém “imparável” para empreender com você.

2- Conhecimento técnico

Uma construtora precisa de engenheiros, um hospital de médicos e por aí vai. Alguém precisa ser o cara técnico, pois algo precisa ser produzido e entregue.

Esse é o tipo de conhecimento que precisa de um curso técnico ou uma faculdade para que se adquira o expertise. Além de necessitar de certo tempo entre estudos e prática, a supervisão e auxílio de professores é essencial na maioria das áreas do conhecimento.

3- Conhecimento gerencial

Segundo o Sebrae, a falta de conhecimento em gestão é um dos maiores motivos pelos quais muitas empresas vão à falência.

É muito normal pessoas com os outros dois grupos de características acharem que gestão é simplesmente algo fácil de fazer e que não é preciso se preparar e estudar. Mas imagine uma empresa sem uma pessoa com essas características essenciais para gestão:

a) Liderança

Não apenas influenciar e ser referência, mas principalmente conseguir motivar pessoas a produzirem o melhor possível no melhor ambiente possível.

Conhecimentos em recursos humanos, se bem aplicados, podem fazer grande diferença na produtividade de uma equipe.

b) Finanças e contabilidade

“Manda tudo pro contador?” – isso é o que mais se ouve; mas você navegaria em alto mar sem um gps ou alguém que realmente conhece o que acontece por lá?

Ou seja, ter alguém que consiga não só acompanhar de perto um contador, mas principalmente organizar as finanças da empresa e traçar cenários é simplesmente vital.

c) Vendas e Marketing

Noções de negociação, posicionamento do produto no mercado e habilidades de vendas são um dos principais pilares em qualquer empresa. Todo mundo precisa vender, e ponto.

Subestimar a dificuldade de uma venda é um dos erros clássicos de pequenos e médios empresários, principalmente de startups de tecnologia.

Conclusão

Basicamente, existem duas formas para se desenvolver conhecimentos gerenciais: prática e estudo. Pra aprender na prática não existe segredo, é dar a cara a tapa mesmo.

Se além da prática você preferir estudar para ter uma base de conhecimentos de gestão, a Universidade Anhembi Morumbi acabou de abrir um programa de graduação online (ensino à distância), onde um dos cursos é exatamente o de processos gerenciais. É legal ressaltar que além dessa versão à distância ser com os mesmos professores do curso presencial da Anhembi Morumbi, o diploma tem o mesmo peso e é aceito tanto no Brasil quanto no exterior.

E aí? Quais características ainda faltam pra você se tornar um empreendedor completo?