sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dicas Culturais do Fim de Semana - 17 a 19 de fevereiro

CINEMA

A invenção de Hugo Cabret


Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século XX. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. O problema é que o menino não consegue ligar o robô nem resolver o mistério. Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone. Direção: Martin Scorsese. Gênero: Aventura e Drama. Classificação etária: Livre. Duração: 127 min. Estréia: 17 de Fevereiro de 2012.





Sinopse: Brad Pitt vive Billy Beane, gerente geral do Oakland Athletics, time de beisebol que usou um sofisticado software de análise para conseguir reunir um elenco de qualidade sem gastar muito. Isso aconteceu pois, comparado aos outros grandes times da liga, o Athletics tinha pouco dinheiro disponível, mas ainda assim conseguiu se equiparar às maiores equipes do torneio. Elenco: Brad Pitt, Robin Wright, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Chris Pratt, Kathryn Morris, Tammy Blanchard, Glenn Morshower. Direção: Bennett Miller. Gênero: Drama. Classificação etária: 10 anos. Duração: 133 min. Estréia: 17 de Fevereiro de 2012.

A dama de ferro



Margaret Thatcher (Meryl Streep) foi por mais de dez anos a Primeira-Ministra Britânica e teve uma série de importantes decisões em suas mãos. Algumas delas foram feitas durante a Guerra das Malvinas, em 1982. O filme mostra, por meio de uma série de flashbacks, as ações da Dama de Ferro, durante os 17 dias que precederam o conflito. Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant, Harry Lloyd, Anthony Head, Richard E. Grant, Roger Allam, Olivia Colman, Susan Brown. Direção: Phyllida Lloyd. Gênero: Drama e Biografia. Classificação etária: 10 anos. Duração: 105 min. Estréia: 17 de Fevereiro de 2012.


Reis e ratos


No Rio de Janeiro de 1963, o clima de conspiração afeta uma série de personagens relacionados, de alguma forma, ao cenário político da época. Um deles é Troy, agente da CIA que vive no Brasil e passa a duvidar de sua fidelidade com sua terra natal. Com a ajuda de seu comparsa brasileiro, o Major Esdras, ele planeja uma armadilha para o presidente que pode atrapalhar os planos do Golpe Militar. Totalmente filmado em preto e branco, o longa reproduz a atmosfera noir dos filmes policiais da época e se desenvolve com a ajuda de flashbacks e da perspectiva de todos os envolvidos na trama. Elenco: Selton Mello, Otávio Müller, Rafaela Mandelli, Ora Figueiredo, Rodrigo Santoro, Cauã Reymond, Paula Burlamaqui, Seu Jorge, Élcio Romar, Helio Ribeiro, Kiko Mascarenhas, Oberdan Jr. Direção: Mauro Lima. Gênero: Drama e Ação. Classificação etária: 14 anos. Duração: 111 min. Estréia: 17 de Fevereiro de 2012.