quarta-feira, 24 de março de 2010

Sebrae do Rio de Janeiro promove rodada de negócios


O programa Comércio Brasil, lançado em 2005 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), participa pela primeira vez da Super Rio Expofood, que começou ontem (23) no Riocentro, sua 22ª edição. O programa está presente em todos os estados e procura estabelecer uma ligação entre micro e pequenas empresas e os grandes compradores.

O coordenador do programa, Eraldo Ricardo dos Santos, informou que o Comércio Brasil se caracteriza pela abertura de canais de comercialização para os micro e pequenos empreendimentos. Além de rodadas de negócios para aproximar os pequenos empresários das grandes companhias e redes compradoras, o programa utiliza ferramentas de inteligência comercial e gestão de mercado com base em matrizes de diagnóstico.

“A gente tem na primeira fase do projeto um diagnóstico que é aplicado por uma rede de consultores, que verifica qual é o grau, a aderência e a maturidade comercial dessa empresa. Porque, eventualmente, ela pode ter alguns ajustes que a impeçam de, por exemplo, acessar mercados nacionais ou de alguns estados”. Um desses entraves pode ser a falta de certificação ou selo, no caso de empresas de alimentos, explicou.

“Essa matriz, esse diagnóstico das empresas é como se fosse uma fotografia do estágio em que ela está atualmente. A partir daí, ela consegue identificar quais os gargalos que precisa resolver para que tenha acesso àquele mercado, principalmente no caso de exigências fitossanitárias ou questões de embalagens, código de barras, política de preços. Então, essa matriz dá esse insumo para a empresa poder se ajustar ao mercado que pretende atingir, além de prospectar compradores”

O programa está trazendo para a Super Rio Expofood 15 empresas representativas de 15 estados brasileiros que estarão expondo produtos diferenciados, como o pão sueco de São Paulo, o café orgânico de Brasília, a castanha do Brasil do Acre, o óleo de castanha do Amapá e os vinhos da região serrana de Santa Catarina, entre outros. Todas as empresas foram trabalhadas pela metodologia do Comércio Brasil.

“As 15 empresas estão aptas a atender, no caso, à demanda do Rio de Janeiro”. A expectativa é ter, durante o evento, em média, 40 compradores agendados.

Nos dias 24 e 25, o Sebrae do Rio de Janeiro promoverá uma rodada de negócio para que as empresas selecionadas comprovem aos compradores a qualidade de seus produtos, além da sua capacidade de entrega.

Fonte: Rádio Tamoio