segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para se tornar um líder eficaz

Peter Drucker diz que a única definição de líder é alguém que tem seguidores. No entanto, entendemos, que para conquistar seguidores, liderando suas responsabilidades, um líder deve inspirar segurança, para isso, ele deve ter direção e reforça-la com palavras e ação.

Portanto, liderar é uma atividade de gestão que através da comunicação e motivação do pessoal, leva este a realizar as atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa.

O desafio para os líderes é construir, investir nos relacionamentos e transmitir uma visão que estabeleça a comunicação entre os envolvidos.

Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente.

O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participação de seus subordinados. O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.

O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo".

Fontes: Shvoong; MARINS FILHO, Luiz Almeida.

Para saber mais:

- Liderança: O Olhar Tridimensional Do Líder Eficaz

 BERGAMINI, Cecília Whitaker. O líder eficaz. São Paulo: Atlas, 2006.
(livro disponível para empréstimo na Biblioteca ESPM Rio)