quarta-feira, 6 de abril de 2011

O ensino que encurta distâncias

Hoje postaremos uma entrevista realizada pelo portal @prender ao então deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) que foi presidente da Frente Parlamentar de Educação Profissional, Tecnológica, Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais.


Paranaense de Londrina, Canziani, que também é titular da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara, acredita que a educação a distância tem papel fundamental em um país do tamanho do Brasil. "Temos condições de realizar os dois ensinos, presencial e a distância, e ambos com boa qualidade. Basta aplicarmos os instrumentos apropriados para isso", diz.




@prender: Quais foram os reflexos do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamentou a educação a distância nas escolas de educação básica e superior e nas instituições de pesquisa científica e tecnológica?

 
Alex Canziani: O decreto em si foi importante porque regulamentou a educação a distância. O documento deu diretrizes a um setor que vem crescendo muito no Brasil. Hoje já são mais de 200 mil alunos ingressos nesses cursos, o que não é pouco. Então, evidentemente, era preciso dar um ordenamento. Vejo isso não como um reflexo, mas como uma necessidade.

@prender: O ensino presencial e a distância são equivalentes?

Alex Canziani: Num país continental como o nosso, onde temos uma carência muito grande de educação, vejo que o ensino a distância tem um papel fundamental, até na redução de custos. Hoje, pegamos um professor com mestrado ou doutorado para dar aula a 40 alunos, por exemplo, o custo é muito alto numa escola convencional, ao passo que se pudermos reduzir esses gastos conseguiremos fazer com que mais alunos dos vários rincões do país possam ter acesso ao ensino. O Brasil e o mundo têm condições de realizar os dois ensinos, presencial e a distância, e ambos com boa qualidade. Basta aplicarmos os instrumentos apropriados para isso.
@prender: Quais cuidados alguém que está interessado em fazer um curso a distância deve tomar para não perder tempo nem dinheiro?

Alex Canziani: Deve procurar uma instituição que seja séria e reconhecida. Ver se os cursos nos quais está interessado foram aprovados pelo MEC e outras ações deste gênero. É bom salientar que existem publicações e instituições que fazem o acompanhamento dessa qualidade. A pessoa precisa certificar-se bem para que não venha a perder tempo e dinheiro. Antes de ter ensino, tem de procurar informação.

@prender: O e-learning, combinação de ensino com auxílio da tecnologia e educação a distância via web, trouxe novos significados para o treinamento e multiplicou as possibilidades para difusão do conhecimento. Qual a situação da educação pela internet no Brasil?

Alex Canziani: Ainda está engatinhando, mas com certeza vai crescer muito. No mundo de hoje, com a correria do dia-a-dia, muitos não têm como realizar cursos se ficarem apenas em um lugar, fisicamente falando. Então, por meio da internet, eles terão a oportunidade de realizá-los. Acho isso bastante positivo.

@prender: A internet tomou a dianteira quando o assunto é educação a distância, mas podem ser utilizados também correio, rádio, televisão e vídeo. Essas outras mídias, mais limitadas, ainda têm espaço?

Alex Canziani: Acho que sim. Nem todo mundo hoje tem acesso à internet e ainda existe um caminho grande que pode ser preenchido por esses meios. É um leque de ofertas que está sempre aberto.

Fontes: Portal Aprender