segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aplicativos que auxiliam suas pesquisas

Nós, da Biblioteca ESPM Rio, estamos sempre trabalhando para facilitar a vida de nossos alunos. Por isso oferecemos os mais variados serviços de informação que acreditamos contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Hoje, listarei aqui alguns recursos gratuitos que, talvez, muitos ainda não conheçam e que fazem a maior diferença na hora da pesquisa.

Google Docs: Ferramenta para construção de conhecimento em conjuto. Ideal para trabalhos em grupos. Documentos como editor de textos, planilhas, apresentações entre outros podem ser acessados e editados simultaneamente pelos membros do grupo a qualquer hora e de qualquer computador.

Google Agenda: Aqui você pode compartilhar seus compromissos com seus colegas, marcar reuniões de grupo e se organizar quanto aos prazos de entrega dos trabalhos. Você também pode cadastrar seu celular e receber lembretes de seus compromissos por SMS.

Skydrive: Seu Pendrive virtual. Todos que possuem uma conta hotmail já podem utilizar esse serviço da Windows Live. Além de guardar seus arquivos você ainda pode compartilhá-los com seus amigos. Assim não dá mais pra dar a velha desculpa de que esqueceu o Pendrive em casa, né?

Google Acadêmico: Quem disse que não podemos fazer pesquisa científica no Google? No Google Acadêmico sua pesquisa é feita somente em meterial com relevância científica.

BDTD: Você sabia que existe uma Biblioteca online onde você pode encontar teses e dissertações? Pois é, o Ibict coordena esse projeto que, além de fornecer informação, incentiva a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Taí mais uma fonte de informação para sua pesquisa.

Videoteca Endeavor: Aqui você encontra vídeos com entrevistas, workshops, palestras e eventos que falam sobre marketing, gestão, estratégia, empreendedorismo, inovação, motivação, finanças entre outros. Ótimo para quem deseja aumentar seus conhecimentos sobre esses assuntos.

Gapminder: Para quem está cansado de gráficos monótonos, essa ferramenta permite a criação de gráficos dinâmicos sobre questões sociais e demográficas, apresentando a evolução dos países ao longo do tempo. Possibilita a elaboração de mapas a partir dos temas: riqueza e saúde das nações, as emissões de CO2 desde 1820, economia, educação, tecnologia, pobreza e tendências globais. Apresenta as tendências mais importantes do mundo.

Jornais no mundo: Quer se manter atualizado com o que acontece no mundo? Esse site mostra todo o dia a primeira página dos jornais no mundo inteiro.

Qwiki: Uma enciclopédia onde o conhecimento é construído através de vídeos e imagens referentes ao termo pesquisado.

Timer Ticker: Mostra o tempo preciso para cidades e países com todos os fusos horários, enquanto o horário de verão é ajustado automaticamente. É hora de ajustar seu relógio.

Worldmapper: Se você precisa de algum mapa para seu trabalho essa é a ferramenta. Aqui você encontra desde os mapas mais tradicionais como também mapas animados para dar aquela quedrada na monotonia.

Prezi: Quer dar mais dinamismo para suas apresentações? Essa ferramenta te ajuda a construir. Simples de usar e você ainda pode causar aquele impacto com o professor.

PrimoPDF: Ferramenta que permite a você a criação de arquivos PDFs. Faz a conversão gratuita de qualquer documento.

Diigo: Essa ferramenta permite que você faça anotações nos resultados de sua pesquisa, destaque as partes mais relevantes e qualquer pessoa pode ter acesso a elas. Também existe o aplicativo para iPhones e iPads.

BibMe: Essa ferramenta foi feita para elaboçarão de referências. Você pode escolher o formato do material, colocar as informações que ele gera a referência corretinha para você colocar no seu trabalho. Uma mão na roda.

Delicious: Funciona como seu favoritos, só que você ainda pode separá-lo por palavras-chave, compartilhá-los com outras pessoas e acessá-los de qualquer computador.

Além desses existe inúmeros aplicativos criados para facilitar sua vida de estudante. Caso queira conhecer mais alguns acesse:

Universia
Portal ESPM