terça-feira, 22 de junho de 2010

Quem pode mais na Copa do Mundo?

No poste de ontem vimos o esforço das marcas para aparecer e se destacar no mundial, mas efetivamente, quem é a "dona do pedaço"?

A inspiração veio do blog Jogo de Negócios do publicitário Fábio Kadow, de onde tiro as informações de hoje.

No Brasil, a Predicta, empresa especializada em monitar e planejar investimentos de publicidade online, criou o site Copa das Marcas, que está analisando diariamente os tweets postados pelo público para mensurar a percepção das pessoas com relação às empresas e ou produtos durante o período da competição.

Foram criados três rankings: “Mais Amadas”, “Mais Populares” e “Share of Voice”. Até o dia 18 de junho, foram analisados mais de 74 mil mensagens postadas no Twitter e a marca “mais amada” é a Visa, com a Coca-Cola em segundo, depois vem Brahma, Adidas e Nike. O cálculo, neste caso, é feito pela soma dos comentários positivos e neutros, menos os negativos, dividido pelo total de “tuítes”.

No segundo caso, sempre de acordo com metodologia criada pela Predicta, a lista traz as marcas mais comentadas positivamente dividido pelo total de “tuítes” da marca e, até o momento, a Seara é a líder, seguida por Volkswagen, Vivo e Sony. No Share of Voice, o objetivo é medir a penetração das marcas nas conversas, para isso divide-se o número total de “tuítes” da marca, pelo número total de todas as marcas. Coca-Cola, Sony, Nike e McDonald’s são os quatro primeiros neste quesito.

E no Reino Unido uma pesquisa realizada pela empresa Echo Research com 1005 adultos revelou que os torcedores também não sabem identificar quem são os oito patrocinadores oficiais da Copa do Mundo Fifa (Coca-Cola, McDonald’s, Hyundai, Sony, Visa, Adidas, Emirates e Budweiser, ou Brahma para o mercado brasileiro).

A Coca-Cola foi a única a ser reconhecida por mais da metade dos entrevistados (57%) e a Hyundai é a que tem o pior desempenho (10%). A Nike esteve nas respostas de 30%, sendo que a sua rival Adidas, que seria a resposta correta, teve 29%. E quando perguntados porque estas empresa estão patrocinando uma Copa do Mundo, 81% das pessoas disseram que a justificativa está na exposição na mídia e apenas 13% no comprometimento com o esporte e seus fãs.

Ou seja, no mundo todo, não basta simplesmente abrir os cofres e patrocinar. Precisa ativar.