O texto abaixo foi retirado do artigo Gerrilha! de Cezar Calligaris
Em marketing e comunicação, guerrilha significa realizar ações fora do comum, agressivas e que muitas vezes beiram o proibido, mas que têm baixo custo e podem causar grande impacto. Essas ações costumavam ser realizadas por empresas que não tinham o poder ou verba das líderes de mercado, mas hoje são realizadas até por grandes marcas.
São, por exemplo, folhetos colados em postes, grafites, eventos diferenciados e a criação de fatos inusitados que acabam chamando a atenção e às vezes ganham espaço gratuito na mídia.
Existem muitas outras ações de guerrilha. Colocar seu logo como imagem de fundo das páginas de um site, criar peças enigmáticas apenas com o endereço de um site, usar formatos de publicidade menores ou em forma de texto, criar ícones para comunicadores instantâneos, participar de blogs e comunidades. Dá trabalho, mas o limite é a sua criatividade.
Os virais são aqueles sites ou vídeos que todo mundo comenta e que você recebe muitas vezes por e–mail. Existem alguns virais criados conscientemente, mas a maioria deles acontece por acaso. Os virais de maior sucesso têm alguns elementos em comum: humor, interatividade, a tentativa de desvincular a peça da marca, são fáceis de entender e de passar para outras pessoas.
Abaixo selecionamos algumas ações de guerrilha realizadas no Brasil. Confira!
Fonte: Webinsider; Blog de Guerrilha