sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A redação publicitária

A publicidade, e consequentemente a redação publicitária, diferente de textos narrativos, prosas ou poesias, tem o objetivo de vender um produto ou um serviço e, para alcançar este objetivo, a redação publicitária possui várias estratégias, inclusive a utilização do ritmo em seu texto.

O título publicitário deve ser muito mais que uma frase, deve ser um raciocínio. Saiba que em muitos casos, o ritmo é o elemento que faz o leitor raciocinar e não simplesmente ler a mensagem.

Veja abaixo alguns exemplos de rítmo na redação publicitária:

 


Nesta campanha composta de 4 anúncios seqüenciais, percebesse que os títulos são similares e transmitem a mesma informação: o inventor, a sua idade e a sua invenção. A repetição dessa informação presente nos títulos tem por função gerar o ritmo e fazer com que você, leitor, raciocine. Oras, no último anúncio você já achava que a revista Época também tinha inventado alguma coisa, não? É exatamente esta a intenção do ritmo presente nos 3 primeiros anúncios da campanha, criar no leitor um raciocínio lógico na leitura para que no final da campanha você seja surpreendido pelo produto e descubra, neste caso, que a Época é uma revista que nunca inventou nada, mas que sempre publicou a verdade. Resumindo, o ritmo leva você a um raciocínio, faz você achar que já sabe o final do texto, mas o surpreende com uma conclusão inesperada, tudo isso para você memorizar ainda mais a mensagem.

 


O ritmo na propaganda acima é caracterizado pela repetição de verbo (ensinar), pois é ele que induz o leitor a um raciocínio e o leva a uma conclusão inesperada.

 


O ritmo no texto publicitário pode ser encontrado não somente em anúncios impressos mas também em comerciais de TV e rádio.

Para saber mais sobre redação publicitária, a Biblioteca ESPM Rio selecionou os livros sobre esse assunto e colocou na exposição deste mês. Confira!

Fonte: Puta Sacada