quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entenda de uma vez a diferença entre publicidade e propaganda


Viu como é difícil para as pessoas compreenderem o que é Publicidade e Propaganda? Algumas confundem um termo com o outros, outras nem tem ideia do que se trata.
Você também acha que Publicidade e Propaganda são a mesma coisa? Prepare-se para descobrir que, apesar de semelhantes, esses conceitos possuem diferenças e se você pretende se tornar um publicitário é bom que conheça bem suas áreas de atuação.
A confusão entre os termos publicidade e propaganda, no Brasil, se originou quando as primeiras traduções foram feitas. Entenderam “advertising” como propaganda, logo quando alguém fazia a tradução de um livro sobre comunicação e marketing, os conceitos dos autores sobre o que é “advertising” eram convertidos e traduzidos como sendo os conceitos de propaganda. Na realidade o termo propaganda vem de seu homônimo em latim “propaganda”, que significa semear idéias e ideais de cunho político, cívico ou religioso. A propaganda tem caráter ideológico e tem como objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões. Na América do Norte, muitas vezes o termo “propaganda” é entendido como pejorativo, como uma espécie de lavagem cerebral e sempre com fins políticos e ou religiosos.
Já o termo publicidade foi, e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas, em gerar mídia espontânea e gratuita. Na realidade o termo publicidade pode ser entendido de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising” ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários. Ou melhor, a ferramenta que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, com patrocinador identificado tem como fim seduzir e tornar público, levando o consumidor à compra de determinado produto ou serviço. Podemos dizer que, enquanto a propaganda tem cunho político, cívico ou religioso, a publicidade tem cunho comercial.
"A Propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico)." - Eugênio Malanga (Prof. Universitário e escritor)
Fontes: Rg9; J. Siqueira; Subestagiários