* Felicidade - O entretenimento busca a diversão. Conseqüentemente, um dos seus aspectos positivos é a melhoria do estado emocional das pessoas, gerando bem-estar e felicidade.
* Cultura - o entretenimento é parte da cultura de uma sociedade e também uma forma de apresentação de questões culturais. O entretenimento pode promover, entre outros, a literatura, a música e a comunicação.
* Desenvolvimento pessoal - O entretenimento, especialmente na forma dos jogos digitais, usa lógica, memória, solução de problemas, raciocínio, visualização, reflexão e criatividade. Muitas vezes desenvolvem nas pessoas a coordenação motora e as habilidades cognitivas e sociais.
* Educação - O entretenimento é uma atraente forma de estudar. Tópicos normalmente desenvolvidos através do entretenimento são: geografia, comunicação, leitura, redação, gramática, linguagem, matemática, estudos sociais, saúde, tecnologia, solução de problemas e visão espacial.
* Socialização - As tecnologias de entretenimento têm criado novos modelos de interação social. Através delas, é possível explorar as relações sociais, especialmente a colaboração e a competição.
* Cidadania - O entretenimento de caráter pró-social, quando bem sucedido, contribui para a promoção de relações sociais positivas, para o altruísmo, para o autocontrole e para visões menos estereotipadas dos outros.
* Saúde - além de promover o bem-estar, o entretenimento pode ser usado para tratamento de fobias e de hiperatividade.
Rauterberg alerta, entretanto, que nem sempre esses benefícios serão alcançados e até mesmo que algumas vezes o resultado pode ser o oposto do esperado. Para aumentar as chances de sucesso, é necessário se pensar, além das tecnologias de entretenimento, em seu conteúdo e no seu contexto de uso.
Fonte: Das minhas leituras