terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aprenda a organizar um show


O produtor cultural Alê Barreto da Independência lança o livro “Aprenda a Organizar Um Show”. A publicação, que dá início à coleção “Produtor Cultural Independente”, está disponível em fascículos para download gratuito no Overmundo.

O projeto é direcionado a artistas e produtores iniciantes e aborda, em uma linguagem direta, as etapas para a realização de um espetáculo musical.

“Aprenda a Organizar um Show” trata de temas como: perfil do produtor executivo, definição da data e do local, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.

O conceito

O projeto surgiu da percepção que um novo mercado cultural está se estruturando no país e que necessita conteúdo voltado para educação, capacitação e negócios abertos. Partindo deste princípio, Alê Barreto, que trabalha na área de produção cultural desde 2003, começou em setembro de 2006 a digitar o texto "bruto", ainda não revisado, diretamente em um blog.

Segundo o autor, a iniciativa “contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da música”, auxilia “produtores e músicos iniciantes, escolas e ONGs que atuem com projetos de democratização cultural” e abre possibilidade que instituições e secretarias de educação e cultura utilizem o livro para a “capacitação de agentes culturais”.

O livro “Aprenda a Organizar um Show” está publicado através da licença Creative Commons que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, com uso não-comercial, e compartilhadas pela mesma licença.

Fonte: Overmundo

Você pode realizar os downloads por capítulos pelos links abaixo:

#01 - "Fazer produção", que bicho é esse?
# 02 - As Etapas de Produção do Show
# 03 - Quando
# 04 - Onde
# 05 – Conhecendo o local
# 06 – Cronograma de Atividades
#07 - A equipe
# 08 - Necessidades de produção: músicos e técnicos
# 09 - Necessidades de produção: infra-estrutura
# 10 - Necessidades de produção: equipe de produção
# 11 - Solicitações, autorizações e contratos
# 12 - Direitos Autorais
# 13 - Divulgação
# 14 - Custos e Sustentabilidade
# 15 - Sala de produção
# 16 - Montagem de Palco e Cenário
# 17 - Montagem do som e da luz
# 18 - Montagem de Camarim
# 19 – Receptivo e acompanhamento
# 20 – Credenciamento e cortesias
# 21 - Bilheteria
# 22 - Passagem de som
# 23 - A cobertura do show
# 24 - Segurança
# 25 - O show vai começar!
# 26 - Desmontagem do show – parte 1
# 27 - Desmontagem do show – parte 2
# 28 - Concluindo