quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Entretenimento e mídia global

O relatório "Entretenimento e Mídia Global - 2009-2013", divulgado no dia 16/06/2009 pela consultoria PricewaterhouseCoopers, dá conta de que a América Latina - e o Brasil, em especial - está na contramão de previsões negativas na área de publicidade no mundo.

O estudo ouviu anunciantes, agências de publicidade e empresas de comunicações de 48 países.

A pesquisa, que está em sua 10ª edição, estima que os investimentos feitos em propaganda no mundo cairão 12,1%. Em 2010, o declínio deve ser de 2,7% e, em 2011, haverá alta de 1,4%.

Mesmo assim, até 2011, a receita gerada com investimentos em propaganda continuará 13,3% menor do que a do ano passado.

Por outro lado, a América Latina só em publicidade, deverá ter um aumento nos investimentos de 1,9%.

Segundo a pesquisa, a região também será a área de maior crescimento nos gastos em entretenimento e mídia, com alta anual média de 5,1%. Apesar de a consultoria esperar retração de 1% para este ano, a expectativa é que o crescimento volte à casa de dois dígitos em 2013.

Apenas com publicidade, o valor total estimado de investimentos para 2013 é de US$ 10,6 bilhões. No ano passado, os gastos somaram US$ 9,4 bilhões.

Outro ponto dissonante da América Latina em relação ao resto do mundo diz respeito à continuidade do crescimento das mídias tradicionais.

Apesar de internet, videogame, música digital e outras novas mídias terem previsão de forte alta, jornais, revistas e TV não devem perder receita na região.

Não é o que deve acontecer em outros países. O mercado de jornais (que inclui faturamento com publicidade e circulação) na América do Norte cairá 5,8% entre 2009 e 2013, prevê a pesquisa.

A mesma tendência se dará na Europa. Na Ásia, o número crescerá só 0,1%. Já na América Latina, a alta será de 1,9% no período. No Brasil, prevê-se avanço de 1,4%.

Com Folha de S.Paulo, leia na íntegra aqui.

Fonte: Clube de Criação de São Paulo

Saiba mais: Mídia, entretenimento e tecnologia em debate (Contemporânea n.11)