terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cinema para crianças de todas as idades



O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega à sua 12ª edição e, dentro do árduo e exíguo mercado cinematográfico infantil, se destaca como a principal mostra do gênero no país. Do começo modesto, o festival já soma hoje 700 filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Somente em 2014, a programação reunirá mais de 100 filmes de 24 países, concentrando mais que o dobro de lançamentos do gênero no país em um só evento. Os filmes serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, em seis cidades brasileiras, entre curtas, média e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates. Com meia-entrada para toda a família, o festival começa no Rio de Janeiro e Niterói (12 a 21 de setembro), segue para Salvador e Aracaju (10 a 19 de outubro), Natal (31 de outubro a 09 de novembro) e São Paulo (6 a 16 de novembro). Abrindo o festival, o Fórum “Pensar a Infância” acontece de 08 a 11 de setembro no Oi Futuro – Flamengo, no Rio de Janeiro.

“Um festival tão diverso como o FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse na pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção. Nos primeiros anos, o festival não contava com estreias nacionais para o público infantil, por exemplo. Há pelo menos seis anos, temos ao menos uma estreia nacional a cada edição”, avalia Carla Camurati, diretora do evento ao lado de Carla Esmeralda.

O Fórum Pensar a Infância, com o objetivo de debater narrativas e linguagens audiovisuais voltadas para os nossos pequenos, o chega a sua 6° edição. Durante quatro dias, o fórum vai abraçar a reflexão dos variados assuntos que abrangem a infância e o cinema, tratando de linguagens, narrativas e roteiros para crianças, sem deixar de articular e analisar propostas de políticas culturais das três esferas governamentais: federal, estadual e municipal, dirigidas para nossas crianças. Serão abordados temas como a arte para a infância, gestão de carreiras de diretores de cinema, intercâmbio de linguagens e a construção de trilhas. A mesa de abertura traz a roteirista e escritora Adriana Falcão, o cineasta Guilherme Fiúza, a educadora Maria Amélia (Péo) da Casa Redonda e Taciana Barros, integrante do grupo Pequeno Cidadão, para debater sobre seus caminhos e experiências, apontando acertos e equívocos no “pensar a infância”. Coaches e produtores estão confirmados para uma conversa sobre a criança em cena: Beta Perez (“Malhação” e “Gabi Estrela”), Luiza Thiré (“O Conselho Tutelar” e “Detetives do Prédio Azul”) e Cibele Santa Cruz (“Tainá” e “Desenrola”) vão discutir os critérios de seleção na hora de escolher atores tão jovens e os limites do trabalho de interpretação. Em parceria com o ComKids, uma homenagem especial será feita ao Castelo Rá Tim Bum, comemorando os 20 anos do programa; a jornalista e produtora Beth Carmona reunirá parte da equipe do programa para falar sobre o seriado brasileiro de maior sucesso na TV.

Tão importante quanto a criação de um público apreciador de cinema é a formação desse público por meio da vivência da atividade cinematográfica. Pensando nisso, o FICI realiza oficinas de cinema nos saguões dos cinemas das cidades itinerantes, agregando conhecimentos artísticos e técnicas de animação, despertando assim o interesse pelo cinema nas crianças.

Mais informações: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/