quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Art Rio 2014



Uma das mais importantes feiras de arte da América Latina começou sua quarta edição na manhã ensolarada de ontem, 10 de setembro, em um preview para convidados. Este ano, a ArtRio reúne mais de uma centena de galerias de 14 países, com obras de 2000 artistas, 9280m2 de obras de arte.

O evento se divide em quatro programas: PANORAMA (galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea), VISTA (galerias jovens, com projeto de curadoria experimental), LUPA (espaço para obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou desenvolvidas especialmente para a feira, com curadoria de Abaseh Mirvali), e o SOLO (com artistas convidados pelos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra segundo um conceito diferente criado a cada ano).

Este ano, também acontece a segunda edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que tem como objetivo fomentar e divulgar a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Este ano, foram selecionados: Anna Costa e Silva, Renato Hofer e Ricardo Càstro. Eles expõem em um stand especial no Armazém 2 e ainda vão participar de residências artísticas nas instituições: Espaço Phosphorus (São Paulo), Largo das Artes (Rio de Janeiro) e Sens´artLab (Paris).

Outro destaque da feira é o Conversas ArtRio, que tem como tema nesta edição o Colecionismo. A curadoria das palestras é de Jesus Fuenmayor, diretor e curador da CIFO – Cisneros Fontanals Art Foundation. Alguns temas são: "Status Artístico - Valorização", "Contruindo Histórias", "Legitimação", e "Cápsula do tempo - Permanência".

E pelo segundo ano na ArtRio, o stand da Escola de Artes Visuais do Parque Lage + Galeria Mul.ti.plo. Com o objetivo de reforçar a importância da gravura no universo das artes visuais, o espaço terá oficinas mostrando técnicas e equipamentos para a confecção de gravuras. Serão ainda lançadas na feira cinco edições inéditas de gravuras de artistas consagrados, que estarão presentes no evento - Angelo Venosa, Barrão, Celia Euvaldo, Luiz Zerbini e Marcos Chaves.

“A ArtRio vai reunir no Rio de Janeiro os principais colecionadores, artistas, curadores e galerias do mercado atual. O evento já é reconhecido mundialmente como um dos mais importantes momentos da arte. Nosso foco é aprimorar cada vez mais a feira em si e também ter áreas e espaços de debates e troca de conhecimento.”, conta Brenda Valansi, realizadora da feira.

A quarta edição da ArtRio será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, somando mais de 20.000 m². Além do Brasil, a feira - que é dividida nos programas PANORAMA, VISTA, LUPA e SOLO - terá a participação de representantes de outros 13 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, México, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça e Uruguai.

Mais do que uma feira de arte, a ArtRio é reconhecida pelo grande público como um evento único, oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas. O evento contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de polo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias e a formação de artistas jovens. Desta forma, a feira constrói um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura.

ArtRio 2014
10 a 14 de Setembro
Pier Mauá
Avenida Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá - Rio de Janeiro - Brasil

Horário:
11|09 - De 13h às 21h
12|09 - De 13h às 21h
13|09 - De 13h às 21h
14|09 - De 13h às 20h

Ingressos:
R$ 30,00 inteira
R$ 15,00 meia-entrada
www.ingressorapido.com.br

Classificação 18 anos. Menores de idade somente acompanhados do responsável legal.

Fonte: ArtRio14