quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novas formas de mostrar a notícia

Mostrar a mesma notícia sob pontos de vista diferentes tem se revelado uma fórmula de sucesso. Especialmente em programas jornalísticos com um formato mais dinâmico, como é o caso do "A Liga", da Band e "Profissão Repórter", da Globo.

Se você ainda não conhece essa nova forma de mostrar a notícia, confira abaixo os programas que abordaram o tema de jovens e álcool.

A Liga!
"Quanto mais olhos vêem, mais podem enxergar"

Para contar uma história sob a perspectiva de quem a vive só há um jeito, ir ao encontro dela. Comum seria não interferir e normal, nada sentir, não vivenciar. Mas não é isso que querem os apresentadores do programa. Eles tocam na realidade, olham de perto. Ao Participarem de um mundo do qual nunca fizeram parte, a indiferença vai embora. A cada passo, o envolvimento do repórter - assim como a do telespectador - aumenta. Entram em cena a surpresa, a indignação, a reflexão e a opinião.







Profissão Repórter
"Os bastidores da notícia"

Caco Barcellos e sua equipe de jovens repórteres vão às ruas, juntos, para mostrar diferentes ângulos do mesmo fato, da mesma notícia. Cada repórter tem sempre uma missão, um desafio a cumprir. Será que eles vão conseguir? No Profissão Repórter, você acompanha tudo. Os desafios da reportagem. Os bastidores da notícia.




Fontes:
A Liga
Profissão Repórter

Para saber mais:
Programa novo, formato velho? por Observatório da Imprensa
A Liga é o melhor programa jornalístico por Garcia Plugado
Experimentando o telejornalismo por Intercom