quarta-feira, 4 de maio de 2011

Assessoria de imprensa: gerando informação para sua empresa

O assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre a empresa e um veículo de comunicação. Ele não vende matérias a um jornal, tampouco coordena campanhas de marketing ou publicidade, embora as delimitações entre as profissões têm diminuído e algumas funções possam se mesclar.

Para que o trabalho tenha sucesso, é preciso que a assessoria tenha conhecimento total do cliente que está atendendo, seja uma pessoa, um evento, um produto, um serviço ou uma organização inteira. Também é fundamental conhecer os objetivos de cada um e que público pretendem atingir. Os profissionais da assessoria transformam a informação em notícia. Para isso precisam saber identificar o que é notícia no dia-a-dia de seu cliente e fazer com que ela chegue ao grande público. A assessoria de imprensa não paga pelo espaço conseguido nos meios de comunicação. Existe uma relação de trabalho e confiança entre os profissionais da assessoria e os colegas da imprensa, que avaliam se a sugestão de pauta ou nota é interessante para o veículo e seu público.

Glossário:

Press release - é como algumas pessoas chamam o material que chega à imprensa produzido por jornalistas de assessorias. Geralmente contém informações básicas sobre o que deve ser noticiado: o quê, quando, onde, por quê. Atualmente o termo caiu um pouco em desuso, já que muitas empresas de assessoria enviam matérias completas para os veículos. Usa-se também o termo sugestão de pauta.

Press kit - é o nome dado ao material distribuído aos jornalistas em uma ocasião especial, como uma coletiva com a imprensa, lançamento de um produto ou serviço ou em um evento. É também o material produzido para os clientes como divulgação de seu negócio. Geralmente contém o perfil institucional do cliente, gráficos, fotografias e outros materiais que possam servir como subsídio para matérias.

Clipagem ou Clipping - É a catalogação de tudo o que foi publicado na imprensa sobre o cliente. Pode ser feita com o material publicado nos veículos impressos ou eletrônicos. No primeiro caso, a assessoria faz diariamente a leitura dos jornais, revistas e sites de interesse e entrega uma reprodução periódica ao cliente. Algumas empresas contam com serviços de clipagem de rádio e televisão, gravando várias emissoras e selecionando depois as notícias de interesse.

Veja como é o perfil do assessor de imprensa para Carina Almeida, sócia-diretora da Textual:



Assessoria de imprensa, o que é e como funciona?


Fontes:
Primeira Via
Peixe Fresco