segunda-feira, 22 de julho de 2013

Monumentos famosos de uma forma inovadora

Por Jaque Barbosa para Hypeness

Incrível e minucioso, o trabalho do fotógrafo alemão Thomas Kellner. Habituado a fotografar arquitetura, ele se interessou pela capacidade do olho humano captar detalhes e combiná-los em visões panorâmicas. Por isso criou a série de fotos em que desconstrói monumentos icônicos, com centenas de pequeninos quadros dispostos na posição correta, mas desalinhados.

O olho humano tem tendência a se focar na monumentalidade deste tipo de edifícios, como o Coliseu em Roma, Itália, a Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, ou a Catedral Metropolitana em Brasília. Kellner oferece aos cenários um ar cubista, sendo que em alguns casos foi preciso clicar e usar mais de 600 frames. A dificuldade aumenta quando pensamos que Kellner tem de ser rápido a fotografar, porque a luz precisa ser igual em cada frame.

Vale lembrar que este trabalho abdica das novas ferramentas da tecnologia – Kellner põe de lado o Photoshop e tudo o que são retoques digitais. Utiliza uma câmera analógica e estuda minuciosamente cada edifício, desenhando e calculando linhas imaginárias. Veja alguns de seus trabalhos:


Tower Bridge, Londres, Inglaterra


Plaza Mayor, Madrid, Espanha


Times Square, Nova York, Estados Unidos


Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha


Palácio de Bellas Artes, Cidade do México, México, e Prayer of Good Harvest Hall, Beijing, China


Puerta Europa, Madrid, Espanha


Golden Gate Bridge, San Francisco, Estados Unidos, e La Sagrada Familia, Barcelona, Espanha


Coliseu de Roma, Itália, e Ponte de Brooklyn, Nova York, Estados Unidos


Grande Muralha da China


Catedral Metropolitana, Brasília, Brasil e Marina Towers, Chicago, Estados Unidos