terça-feira, 9 de julho de 2013

Câmeras melhores fazem fotos melhores?

Por Claudia Regina para Dicas de Fotografia

Muitos ficam indignados quando digo uma coisa dessas, afirmando que a câmera tem sim influência na qualidade de uma foto. Não posso discordar: uma câmera de celular vai te dar menos controle e menor qualidade final comparada a um equipamento especializado.

Porém, quando estamos começando, ainda não sabemos tudo que uma câmera profissional faz. Por um bom tempo é inevitável subutilizar todo o potencial da bichinha.

Gosto de comparar a fotografia com a profissão de cozinheiro: quem é cozinheiro profissional consegue fazer um bom prato mesmo em um fogão caseiro, mas para trabalhar com isso e montar um restaurante será necessário ter um fogão que permita total controle sobre o resultado, além dele precisar ser mais robusto e forte para aguentar o uso constante e pesado.

A pessoa que está aprendendo a cozinhar pode até comprar um fogão incrível: mas isso não vai ajudá-la em nada, já que no começo ela estará aprendendo como cortar uma cebola brunoise. As 50 combinações de temperatura, umidade e ventilação do forno não farão diferença alguma nessa fase inicial. Compre o fogão que cabe no seu bolso

Se você está começando a fotografar não vai fazer diferença a câmera que está usando. Por um bom tempo o objetivo vai ser aprender o básico: picar cebola! Ou, voltando pra fotografia: fotometria, foco e composição. E isso dá para fazer com qualquer câmera que tenha controles manuais.

Eu sempre indico comprar uma reflex de entrada (hoje, 2013, diria a Canon T4i) e uma lente 50mm, pois é um kit que permite o aprendizado deste básico e não dói tanto no bolso. Mas a verdade é que você pode comprar qualquer outra, inclusive as mais caras. É só entender que comprar uma de R$ 1000 ou de R$ 5000 não vai fazer diferença prática no seu aprendizado.

Se você tem dinheiro sobrando dá pra comprar sim o fogão mais caro logo de saída: o que não dá é achar que ele vai te ajudar a picar cebola. A vantagem de começar com uma só objetiva

Além de aprender o básico um dos principais pontos de quando estamos começando é aprender o que gostamos de fotografar e como gostamos de fotografar. O jeito mais fácil de fazer isso? Comece fotografando com uma só lente.

Depois de alguns meses fotografando vão aparecendo as necessidades. Se depois de um tempo você perceber que as fotos que você gostaria de fazer precisam de mais abertura, mais ângulo ou mais aproximação do que a sua lente permite, você saberá na hora qual é a próxima compra.