terça-feira, 2 de julho de 2013

As 5 virtudes da edição

Por Claudia Regina para Dicas de Fotografia

1. Corrigir o balanço de cor

As cores da sua foto podem estar diferentes da realidade por vários motivos: sua câmera está um pouquinho descalibrada, luzes muito variadas e malucas no local, balanço de branco difícil de fazer na hora… se você está fotografando em RAW corrigir o balanço de cor é mamão com açúcar. Com um simples conta gotas e uma área cinza você faz o balanço de cor da sua foto.





2. Criar efeitos que têm algum significado

Os efeitos da moda são passageiros. Já efeitos que têm algum significado ficam pra sempre. Por exemplo: agora que estamos no outono adiciono um efeito (um simples preset que criei no Lightroom) que deixa as cores verdes mais amareladas. Assim, mesmo aqui no Brasil as cores não mudando drasticamente, dá para notar que a foto foi feita no outono. Esse é um exemplo de efeito que mesmo não sendo muito discreto tem um objetivo.





3. Usar vinhetas com parcimônia

Embora eu adore falar mal das pobres vinhetas, elas não são tão ruins assim. O problema é sempre o uso exagerado (e isso vale pra tudo!) Usando a vinheta de forma delicada, para chamar mais atenção para o centro da foto, ela pode sim ser sua aliada.







4. Corrigir defeitos de pele que não são permanentes

Quando fazemos um retrato queremos buscar o melhor daquela pessoa, não uma pessoa diferente! Porém existem defeitinhos que não fazem parte dela. Espinhas, machucadinhos e outros problemas temporários podem ser retirados e sua foto ainda vai ficar verdadeira.





5. Adicionar nitidez em fotos digitais

Todo mundo já sabe que as fotos digitais carecem de duas coisas, em comparação às fotos de filme: nitidez e profundidade. Isso é fácil e normalmente necessário de arrumar na edição. No Lightroom, por exemplo, temos um ótimo painel de nitidez (Sharpness) e também de profundidade (Clarity.) Use e abuse dessas ferramentas para deixar sua foto ainda mais bonita.