quinta-feira, 15 de março de 2012

A história de luta e sucesso de uma brasileira nos EUA

Por Agência Sebrae

No ano de 2000, Flávia Leal, carioca, então com 19 anos, recebeu um convite para trabalhar nos Estados Unidos. Conseguiu o visto e se mudou, com a pretensão de passar uns dois anos, mas lá ficou. Hoje, casada, e com duas filhas - Jessica, de 11 anos, e Victoria, 4 - ela é proprietária do Flavia Leal Beauty Institute, em Woburn, no estado de Massachusetts.

Flávia conta que em 2008, por orientação da mãe, entrou em uma escola de beleza, desistindo do curso de enfermagem que havia começado. Estudou estética e resolveu ensinar o que sabia mas foi aconselhada a desistir de ser professora em razão do seu inglês carregado de sotaque. No dia seguinte, entretanto, veio a vontade de abrir uma escola prórpia. Nessa época, Flávia assistiu a uma palestra sobre empreendedorismo, promovida pelo Sebrae em Minas Gerais, em Framingham, onde conheceu a analista técnica do Sebrae, Alanni Barbosa.

A brasileira foi orientada pelo Sebrae a fazer o Plano de Negócios.  “O melhor presente que já ganhei”, avalia Flávia. O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

Hoje, além de cuidar da beleza de patrícios e norte-americanos, o trabalho da brasileira inclui a formação de novos profissionais da área em cursos como airbrush, maquiagem, peelings, tratamentos rejuvenescedores, depilação, manicure e pedicure e arte nas unhas. Também comercializa produtos profissionais, uniformes, livros, maquiagem, cera para depilação e outros equipamentos.

A empresária conta ainda que o vendaval econômico que sacudiu o mundo inteiro, há quatro anos, trouxe consequências para a sua vida. “A crise me afetou bastante. Tive que entrar com processo de falência pessoal para não ter minha casa leiloada pelo banco, mas também tive a sorte de contar com o Sebrae na construção da minha empresa”. Flávia acredita que as coisas estão melhorando. “Brasileiros que perderam seus trabalhos secundários durante a crise estão procurando se profissionalizar, o que tem ajudado, e muito, o crescimento do meu business”, comemora.

O Flavia Leal Beaty Institute vai bem. Tanto que sua proprietária já pensa em abrir franquias no Brasil. Mas não tem planos de voltar. “Não desejo morar permanentemente no Brasil, mas quando der início ao meu projeto, irei lá muitas vezes”. De fato, seria complicado o seu retorno. Ao mesmo tempo em que atendia à reportagem, Flávia estava às voltas com a organização de um novo curso de maquiadoras, para preparar 30 profissionais para o terceiro encontro das Brazilians Women in Power (BWP), em Woburn.