quinta-feira, 22 de março de 2012

EUA preparam novas medidas para agilizar passagem de brasileiros pela imigração

Por Folha.com

O governo dos Estados Unidos anunciará na próxima segunda-feira (26) novas medidas para agilizar a passagem de turistas brasileiros pela imigração norte-americana ao entrarem no país. O anúncio será na Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

Em comunicado, a representação diplomática dos EUA disse que o programa faz parte dos esforços do governo norte-americano para facilitar a entrada de brasileiros, e que a fase inicial desse novo projeto envolverá 150 pessoas.

Em janeiro, o presidente Barack Obama já havia anunciado a inclusão do Brasil e da China em um programa piloto para processar as solicitações de visto, que inclui a possibilidade de prescindir de entrevistas para os viajantes considerados "de baixo risco", como os que estejam tentando renovar seu visto de não imigrante.

De acordo com as medidas, 80% dos solicitantes de vistos de turista nos dois países devem ser submetidos à entrevista nas três semanas seguintes ao recebimento do pedido.

Na ocasião, Obama também anunciou um aumento dos esforços do Departamento de Estado para incluir o Brasil no Visa Waiver Program (VWP), um programa que permite viagens de turismo e negócios de até 90 dias nos EUA sem a necessidade de visto.

Atualmente, 36 países são beneficiados pelo programa, e Taiwan foi recentemente nomeado para fazer parte do VWP.

O anúncio terá a presença do embaixador Thomas Shannon, do adido de alfândega e proteção de fronteiras Jaime Ramsey e do CEO da Amcham, Gabriel Rico.

                            Obama anuncia facilidades em emissão de vistos para turistas brasileiros, na Walt Disney World, em janeiro