terça-feira, 14 de junho de 2011

O auxílio dos tablets na educação


Os equipamentos, que estão em destaque no mundo da tecnologia, podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas para compartilhar conhecimento, promover a interação e aumentar o leque de recursos didáticos disponíveis nas aulas.

Fora dos muros da escola, já era comum ver alunos e professores utilizando seus notebooks, celulares, palmtops, iPods e, mais recentemente, os netbooks, smarthphones, lousas interativas e diversos modelos de tablets em prol da educação. Torna-se cada vez mais usual produzir e realizar atividades escolares por meio desses dispositivos.

O diferencial do uso atual desses dispositivos é a criação colaborativa de conhecimento. O usuário tem a possibilidade de adaptar o uso e desenvolver novos conteúdos. Com tantos dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado e com a adaptação das tecnologias móveis à sociedade, empresas, usuários e redes de ensino estão cada vez mais preocupados em trabalhar em harmonia com essas tecnologias.

O Inovaeduc, projeto recente da empresa EducarBrasil, oferece uma moderna lousa digital e interativa, usada pelo professor em rede com netbooks, por meio dos quais os alunos podem acompanhar, além das aulas, os diversos conteúdos oferecidos pelo portal educativo de sua escola. Seu maior diferencial é propiciar, em sala de aula, a integração dos recursos articulados de forma curricular. Todos os recursos possuem o currículo nacional da educação brasileira como marco de referência.

Especificamente com os tablets, que já surgem no mercado sob os bons olhos da educação, percebe-se sua integração direta com grandes redes de ensino. Material didático, biblioteca virtual, projeto pedagógico do curso e todos os planos de aula podem estar disponíveis nos tablets.

Quando a educação entra em contato com a tecnologia de forma tão próxima, permite a difusão do conhecimento. A colaboração de conteúdos, através da profusão de recursos educacionais, valoriza a educação informal e propõe novas visões a alunos e professores.


Fontes:
Portal Educar Brasil

Leia mais:
Ministério da Educação estuda uso de tablets nas escolas públicas