quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O voto consciente



Com o objetivo de ajudar na divulgação das propostas dos candidatos majoritários e proporcionais, a rede mundial de computadores oferece ferramentas que possibilitam ao eleitor acompanhar o trabalho dos governantes e parlamentares. Com isso é possível verificar a compatibilidade de suas ideias com as dos postulantes para assim decidir de forma consciente o voto.

Esta é a proposta do projeto Extrato Parlamentar desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com o Movimento Voto Aberto. A partir de um questionário a respeito da opinião do eleitor sobre projetos votados na Câmara dos Deputados, o site elabora um ranking com a posição dos deputados que mais têm a ver com as opiniões do internauta e traz o voto de cada um deles nas questões levantadas.

Além disso, existe ainda um acompanhamento completo do trabalho das casas parlamentares brasileiras realizado pela ONG Transparência Brasil, que reúne dados sobre Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado. No site do projeto é possível acessar dados como quem são os políticos citados pela justiça e por tribunais de contas, o uso de verba indenizatória, a
produtividade dos parlamentares ou em que bancadas se dividem.

A Transparência Brasil mantém ainda dois outros projetos que podem auxiliar na fiscalização do poder público, o Às Claras, que reúne dados de financiamento de campanhas da última eleição, e Deu no Jornal, banco de dados do noticiário sobre corrupção em todo o País desde 26 de janeiro de 2004 em mais de sessenta veículos impressos.

Fonte: DCI

Com o objetivo de servir de retrato das eleições sob a ótica do eleitor, fazer do cidadão fiscal do pleito, fomentar debate sobre as eleições e despertar o interesse, sobretudo dos jovens, pela polí­tica, O Eleitor 2010 é um projeto apartidário e sem fins lucrativos para fiscalização colaborativa das eleições de 2010 que pretende construir um observatório do processo eleitoral, segundo a ótica do eleitor. Trata do uso de redes sociais e software livre para agregar, organizar, analisar e criar conteúdo sobre as campanhas eleitorais nacional e regionais do Brasil, de maneira participativa e inédita.

Além desses, existem muitos outros sites que você pode buscar informações para que, no dia da eleição, seu voto seja consciente e possa contribuir para o futuro de nosso país. Exerça seu papel de Cidadão!