terça-feira, 21 de setembro de 2010

Campanhas digitais de marketing político

Por Roberto Saretta

Após o período de Copa, o segundo assunto mais falado no ano de 2010 será as eleições e, assim como no evento anterior, as mídias digitais são grandes propagadoras de informações. No âmbito publicitário, há algum tempo é discutido sobre o cenário das mídias e sobre a convergência da comunicação com o intuito de gerar interatividade com o público-alvo em ações cada vez mais integradas com o mobile marketing.

Em 2000 e 2004, a internet já era apontada como item essencial no planejamento de diversas campanhas eleitorais. Mas nada comparado com o ano de 2008, para ser mais específico, durante a campanha épica do candidato Barack Obama, que atingiu o limite do planejamento online e offline para a cultura pop.

Os candidatos a cargos majoritários priorizam a conquista de eleitores mais jovens e conectados com as novas mídias e redes sociais. O resultado das campanhas publicitárias dos candidatos certamente alcançará escalas ainda maiores via celular, seja por SMS, torpedos de voz ou Bluetooth Marketing.

Para isso, existem alguns requisitos básicos para o sucesso de uma campanha eleitoral mobile:

1) A existência de planos estratégicos, detalhamento de atividades, tempo e recursos disponíveis para investir na campanha.

2) É necessário mão-de-obra especializada em propaganda, seja através da empresa fornecedora ou alguém de marketing para planejar, auxiliar e acompanhar os resultados.

3) E o mais importante, monitorar durante todo o processo os resultados para que possa interpretar as diretrizes obtidas e seguir o caminho correto.

É exatamente esse tipo de ação de relacionamento que possibilita a fidelização dos consumidores com uma determinada marca. No caso do marketing político, é isso o que o candidato deve buscar: um meio capaz de impactar o maior número possível de eleitores. O mobile marketing assume o importante papel de propagar as informações de campanha, seja através de um SMS, torpedo de voz ou santinhos digitais com a foto, nome e números do candidato e do vice.

Fonte: iMasters