terça-feira, 6 de outubro de 2015

Empreendedores transformam networking em negócio


Por Fabiana Pires para Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O farmacêutico Alberto Tafla passou boa parte de seus 45 anos construindo uma rede de contatos. Manter relacionamentos firmes, não só pelas redes sociais, sempre fez parte de sua personalidade – na escola, na faculdade, passando pelo time de polo aquático da Associação Hebraica de São Paulo, até os colegas de trabalho no Banco Mercedes Benz e na administradora de frotas LeasePlan.
Em junho deste ano, ele transformou o networking em negócio ao fundar a GreatLeads, que conecta empreendedores e empresas a grandes figuras do mercado.
Tudo aconteceu por intermédio de um colega de MBA, Diego Guimarães, 40 anos. Ao perceber que Tafla tinha facilidade em conectar pessoas que poderiam ter interesses em comum, ele lembrou de outro amigo com um jeito parecido, Marcio Clemente, 49 anos, que é formado em marketing.
“O Diego marcou um encontro entre nós três porque tinha uma ideia de como poderíamos usar a rede de contato que criamos ao longo da carreira para abrir uma empresa”, diz Tafla. A reunião ocorreu em fevereiro deste ano. Em junho, Tafla e Clemente abriram o negócio com um investimento de aproximadamente US$ 100 mil.
Segundo Tafla, a empresa nasceu para oferecer um serviço que foi criado quase sem querer. “Não foi algo intencional. Eu e o Marcio sempre gostamos de construir relacionamentos, conhecemos pessoas de ambientes diferentes, mas nunca pensamos que isso poderia virar um negócio para ajudar outras empresas.”
O modelo de negócios da GreatLeads é baseado em cinco faixas que dividem os oito mil contatos de Tafla e Clemente. São influenciadores de mercado, gerentes, diretores, donos de empresas até pessoas com grande exposição no meio que atuam. O valor do serviço varia de acordo com quem o cliente deseja se encontrar: vai de R$ 600 a R$ 9.600. “Em um primeiro momento, nós nos reunimos com o cliente para criar uma lista das pessoas que poderiam ajudá-lo”, diz Tafla.
Os empreendedores, então, entram em contato com essas pessoas para apresentar o cliente e o que ele gostaria de propor. “Nós só marcamos uma reunião se o executivo se mostrar interessado no que o cliente tem a dizer. Precisa ser uma via de duas mãos.”
Em três meses de operação, os empreendedores já contabilizam 79 clientes. O objetivo dos sócios é fechar esse ano com um total de 800 reuniões entre clientes e contatos. “Queremos formar uma massa crítica de promotores da boa experiência do serviço. A partir disso, vemos alguns desdobramentos para o negócio. Trabalhar em parceria com pessoas que possam se beneficiar do serviço que fazemos é um deles”, afirma Tafla.