terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dubai, Emirados Árabes



Meca do consumo no Oriente Médio, Dubai é uma cidade-Estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer.

Com tantas ousadias e todos os recursos que os petrodólares podem comprar, Dubai converteu-se recentemente no pólo turístico mais vistoso e futurista da ancestral cultura islâmica. Entre os turistas brasileiros, o crescimento foi de 106% em 2007, comparado com o ano anterior.

A maior parte da população de 1,5 milhão de habitantes é estrangeira, o que torna o inglês um idioma corrente, junto da língua árabe oficial. A imigração em massa de indianos e paquistaneses para os canteiros de obras que erguem a Dubai do futuro rendeu uma estatística curiosa: as mulheres são apenas 25% dos moradores. Mas elas chamam bastante a atenção dos ocidentais, sempre vestidas com longas roupas pretas (as abbayas) quando saem de casa, como mandam os costumes nos Emirados Árabes Unidos.

Uma decisão importante a ser tomada pelo viajante é quando ir, dadas as diferenças de temperatura e comportamento social previstas no calendário. No mês do Ramada, festa religiosa, os muçulmanos fazem jejum durante o dia, e a rotina de bares, restaurantes e passeios turísticos pode sofrer alterações radicais.

A história do povoamento multicultural de Dubai pulsa ao norte, nas margens do Creek, um canal aberto para o comércio de grandes navios nos anos 30 do século 20, quando a exploração de pérolas já declinava. Os dhows (embarcações) de madeira continuam lá, abarrotados de mantimentos e equipamentos eletrônicos que seguem para Irã, Paquistão ou Índia, terras natais de milhares de operários da construção civil de Dubai.

Antes da inauguração da torre mais alta, o Burj Al Arab se mantém como "o" símbolo da nova Dubai e um dos hotéis mais luxuosos e caros do mundo. Seu contorno abaulado lembra uma vela de barco impulsionada pelo vento, mas também pode representar a imagem simpática de uma mulher grávida, uma Arábia imponente, prenhe de investimentos.

Site do Departamento de Turismo - www.dubaitourism.ae

Site do governo de Dubai- www.dm.gov.ae

Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes - tel: 9712-632-0606, em Abu Dhabi

Idiomas - árabe (oficial) e inglês

Fuso horário - 7 horas a mais do que o horário de Brasília

DDI - 971 (código de país dos Emirados Árabes Unidos) + 04 (código de área de Dubai)

Vistos - brasileiros precisam de visto para ingressar nos Emirados Árabes Unidos, que pode ser providenciado em poucos dias. O formulário pede as datas da viagem e os números dos vôos de ida e volta, que serão conferidos no desembarque; informações atualizadas em www.dubaitourism.ae, no link 'Visa'

Moeda - dirham, cujo valor é atrelado ao dólar; US$ 1 equivale a 3,67 dirhams

Semana islâmica - o descanso semanal é na sexta-feira, não no domingo; na sexta, os bancos e a maioria dos serviços públicos fecham e algumas atrações como museus e shoppings abrem somente a partir da tarde.

Fonte: UOL Viagem