terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cidade do México, México



A arborizada Cidade do México é uma verdadeira festa de contrastes, onde o contemporâneo e o antigo convivem em absoluta harmonia, apesar de ter dimensões de megalópole. Um templo asteca se encontra com prédios moderníssimos, à prova de abalos sísmicos, assim como grupos de música pop se intercalam com os mariachis no gosto popular. E é exatamente esse mix que atrai turistas de todo tipo, que, por sinal, são muito bem recebidos pelo alegre povo mexicano.

A 2.250 metros acima do mar, a cidade de Frida Kahlo vem enfrentando problemas na sua estrutura. No século 14, os astecas construíram a capital de seu império, chamada Tenochtitlán, em uma ilha no lago Texcoco. Com a conquista dos espanhóis, em 1521, a capital asteca foi destruída e, assim, iniciou-se a expansão territorial sobre o lago. As conseqüências do aterramento do Texcoco são sentidas hoje em dia, porque o solo se tornou frágil com o peso da cidade. Em outras palavras, há pontos que estão afundando, como é o caso da Basílica de Guadalupe e alguns monumentos. Tudo isso é reflexo de um crescimento urbano incrível sobre um aterro alagadiço. A boa notícia é que especialistas têm feito grandes trabalhos de reestruturação.

Moeda - Peso mexicano

Fuso horário - Três horas a menos em relação ao horário de Brasília (quatro a menos quando o Brasil está em horário de verão)

Vacinas - Não é exigida nenhuma vacina para entrar na Cidade do México

Visto - Brasileiros podem usar seu visto mexicano ou norte-americano para entrar no México. Aqueles que não tem o visto norte-americano ou mexicano podem, a partir de agora, entrar no site e, lá, conseguir uma autorização eletrônica de viagem. O processo é simples, gratuito e rápido. Esta autorização, porém, só é válida para quem for chegar ao México de avião. Se a pessoa planeja viajar ao México por terra ou mar, é necessário obter um visto de acordo com os procedimentos estabelecidos, em algum consulado mexicano no Brasil.

Fonte: Uol Viagens