terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A relação entre estresse e o peso

Por Equipe Astraliza



O estresse pode ser uma “grande dor de cabeça”, adoece os pensamentos, mais que isso, faz mal a saúde, e um deles é que engorda. O psico e físico estão interligados, precisamos entender, e cuidar de ambos para termos uma vida mais saudável.

O Famoso Dr. Barry Sears, defende a “Dieta de Zona” que se diferencia das outras por não só se fundamentar no princípio de todas as dietas que é emagrecer, mas no estado geral de saúde do corpo, tornando-se assim uma dieta adequada para qualquer pessoa que pretenda manter a saúde e a sensação de bem-estar físico e mental.

Em seu livro “A inflamação silenciosa” Dr. Sears define stress como uma ruptura do equilíbrio normal do corpo. O cortisol que pode ser causado por uma lesão grave, uma doença crônica, o excesso de exercício, uma mudança de temperatura ou de umidade. Esta alteração causada pela hormona do stress, o cortisol, pode causar com o passar do tempo, efeitos negativos sobre a saúde. O cortisol é como todas as hormonas, quando segregada em quantidades adequadas, mantêm o equilibro delicado do corpo, mas em excesso origina problemas. Porém, o ritmo de vida da sociedade atual, o stress, que antigamente era apenas em momentos pontuais, agora é contínuo, ou seja, estamos submetidos ao stress crônico decorrente das exigências da vida moderna, isto faz com que, se produza um excesso de cortisol permanente. O cortisol quando é segregado em situações de stress agudo (stress de curta-duração) não supõe um risco para o corpo, mas prolongado no tempo, esta hormona, tem efeitos daninhos para todo o organismo.



Um nível de cortisol cronicamente alto pode causar uma série de problemas de saúde:

- Destrói os neurônios responsáveis pela memória, comprometendo a saúde mental;
- Reduz a produção de testosterona, hormona que mantém e fabrica nova massa muscular;
- Provoca a libertação do açúcar armazenado no fígado, na corrente sanguínea, o que, faz subir a insulina; a insulina estimula o apetite induzindo o desejo por mais açúcar, é desta forma, que quando estamos estressados sentimos desejos de alimentos doces;
- Quando o seu corpo se adapta ao estresse crônico você tornar-se um hyperinsulico, que provoca o lançamento de uma nova onda de cortisol. Níveis altos de cortisol, engordam, depositando a gordura, sobretudo na região abdominal;
- Debilita o sistema imunitário, aumentando a propensão a desenvolver doenças.
- Diminui a libido.

Como solução para esse problema de estresse e uma alta taxa de cortisol, Dr. Sears propõe principalmente a inclusão de uma dieta com base em antiinflamatórios naturais, sendo o principal deles, o de óleo de peixe em doses elevadas, devido a riqueza dos ácidos gordos do omega-3.

Ele Recomenda outra ferramenta, que segundo a ele é comprovada: uma técnica de relaxamento.

O Dr. Sears acredita que o relaxamento, executado corretamente, pode produzir uma benéfica redução da taxa de cortisol no corpo. Qualquer atividade ou qualquer técnica de respiração em foco na concentração tem o efeito de liberar o espírito de pensamentos preocupantes, é automaticamente reduz a taxa de cortisol.

A Respiração profunda permite oxigenar completamente os pulmões e queimar gordura. Relaxamentos podem ser máquinas reais para a perda de peso. Além do relaxamento físico, é essencial o mental. Sendo assim, relaxar pode ser mais que o poder de se concentrar, às vezes, é necessária uma mudança mais que no estilo de vida, mas na maneira de pensar. Analisar os tipos de pensamentos que mais ocupam sua cabeça durante todo o dia, e descobrir como deixá-los de lado, e valorizar aqueles pensamentos que nos alegram, e logo nos afastam do estresse. Não adianta fugir dos pensamentos, e utilizar de métodos ilusórios ou momentâneos. Devemos buscar métodos eficazes, gradativos à nossa dedicação, que nos proporcione acima de tudo saúde (lembre-se: física e mental) e bem estar – caminhos de quem almeja a felicidade. Afinal, as pessoas querem perder peso devido a saúde ou por estarem sentindo-se infelizes com elas mesmas.