segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como nascem os paradigmas?

Vamos começar o ano falando de comportamento. Segundo a Wikpédia, o comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.

O comportamento deve ser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana e como uma relação entre organismo e ambiente. O comportamento é sempre uma relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (respostas). A relação organismo-ambiente pode envolver uma situação aparentemente simples (por exemplo, lacrimejar ao descascar cebolas, abrir uma porta ao ouvir uma campainha) ou obviamente complexa (por exemplo, solucionar um problema, abstrair, conhecer a si mesmo).

O comportamento é responsável por uma série de coisas que rodeiam nossas vidas, você já ouviu falar de paradigma?

Paradigma é um modelo, um modo de pensar sobre algo ou encarar determinada situação, é um padrão a ser seguido.

Em seu livro, O Monge e o Executivo, James C. Hunter nos oferece uma definição mais elaborada, quando diz que “Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.
Os paradigmas existem para serem quebrados, e podem ser classificados, não genericamente, como tabus, preconceitos, atrasos de vida, falta de atualização e treinamento, e algumas vezes levam a erros que são simplesmente explicados assim: Sempre foi feito assim, então, não vejo porque mudar!”

O vídeo abaixo conta uma história que mostra como nasce um paradigma.



Fonte: Filmes que ensinam