quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como se comportar nas redes sociais


Em casa, no trabalho, até nas férias, para muita gente, as redes sociais viraram diários virtuais. Uma exposição que pode se transformar em armadilha no mercado de trabalho.
O administrador de redes José Eduardo Moura Cardoso diz que sempre cuida o que diz na internet. Mas e o que ele mostra? "Tudo que está no meio digital vira comunitário. Todo mundo sabe, então não tem o que esconder. Tem que estar ciente que pode ser cobrado pelo que postou depois", diz.
O comportamento virtual, porém, está na mira de quem está contratando. Para participar de uma seleção, o currículo e uma boa entrevista já não são suficientes. Algumas empresas de recursos humanos têm um profissional específico para também conhecer melhor como é o candidato na internet.

É quase como o trabalho de um detetive. Tudo começa com uma pesquisa pelo nome da pessoa em sites de busca. "Para conhecer um pouquinho mais o candidato, alguma coisa que ele possa ter escondido na entrevista e até mesmo para achar um candidato", afirma Ana Cássia Caberlon, consultora de Recursos Humanos.
Os recrutadores dão algumas dicas para quem não quer ter arrependimentos na internet:

- Se for publicar fotos, evite divulgar imagens com pouca roupa ou consumindo bebidas alcoólicas;
- Não escreva palavrões;
- Não exponha suas opiniões sobre colegas de trabalho ou sobre a empresa;
- Cuidado com os erros de português;
- Selecione bem os vídeos postados (eles podem dar uma ideia errada de você e dos seus gostos).

Como lidar com o seu chefe (ou colegas de trabalho) no Facebook?

Para aqueles que não têm uma relação aberta e informal com o gestor no trabalho, imaginar seu chefe vendo suas fotos de momentos com amigos e lendo suas opiniões publicadas no mural pode até ser um pouco constrangedor.

Mas, para André Telles, professor de marketing digital e CEO da agência Mentes Digitais essa situação incomum pode ser vantajosa para sua carreira. Afinal, se a empresa em que você trabalha é muito formal e você se sente pouco à vontade de opinar ou sugerir ideais, o Facebook acaba ajudando de certa forma. “Postando com notoriedade sobre assuntos relevantes, é possível até mesmo chamar atenção de seu chefe”, afirma.

“Não existe dessa de separar o pessoal do profissional”, diz Rogerio Sepa, especialista em gerenciamento de carreiras no mundo virtual da DBM. Entretanto a rede social oferece ferramentas para que o usuário possa escolher quais pessoas poderão ter acesso às suas publicações. E o melhor: seu chefe ou colegas de trabalho não saberão em que tipo de lista você os classificou.

Para os especialistas, ignorar o convite não é uma opção. O seu chefe ou aquele colega de trabalho que você não se dá bem pode até se esquecer que mandou um convite. Mas caso ele monitore a rede social, pode verificar que você foi o único a não aceitar a solicitação. E isso te colocaria em maus lençóis.

Fonte: R6 Consultoria de Recursos Humanos
Exame