quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Designers X Globo News

A reportagem exibida ontem (08/02/2011) pelo programa Mundo S.A. da Globo News gerou polêmica na internet. Diversos designers se uniram e colocaram a expressão #porraglobonews em minutos nos Trending Topics do Brasil.

Tudo aconteceu porque o tema abordado no programa era o crowdsourcing, uma espécie de leilão virtual onde indivíduos cadastrados em um site se propoem a criar logos para clientes que escolhem quanto vão pagar pelo serviço. Digo indivíduos porque a formação dos participantes não é, em momento algum, levada em conta. Sendo assim, a empresa contratante recebe diversas logos e escolhe a mais "bonitinha" segundo seu gosto pessoal. Confira a matéria.


Os profissionais que investiram, no mínimo, quatro anos em formação acadêmica na área de comunicação visual, sabem que o processo de desenvolvimento de uma marca não é tão simples assim, demanda tempo, know-how e expertise sentiram-se lesados pela reportagem que, em nenhum momento, toca nessa questão.

O assunto se espalhou rapidamente gerando discussões em diversos blogs da área. Alguns acham válido esse tipo de negócio para atender pequenos clientes que não possuem verba para contratar um serviço adequado, outros acham que é pura prostituição da profissão e que gera uma concorrência desleal. Nós queremos saber a sua opinião.

Alguns posts publicados sobre o assunto:
abcDesign
Espaço.com
Caligraffiti
Cão da Lua
DesignFlakes
Experimente Design
Idea Fixa
leeunder
Meus parabéns
Odde
Label Desafios