sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rio Info 2010, Integrando Mídias, Coisas, Pessoas e Serviços


O tradicional encontro anual de tecnologia e negócios será realizado no Hotel Windsor, na Barra, nos dias 31 de agosto e primeiro e dois de setembro. Para o coordenador geral do Rio Info 2010, Benito Paret, o desafio é promover um evento maior e melhor do que o do ano passado.

Com cenário bem diferente da crise econômica mundial de 2009, a expectativa é a melhor possível. Este ano, o Rio Info vai aprofundar as questões sobre a geração de oportunidades de negócios, tanto com rodadas nacionais e internacionais, quanto com o Salão da Inovação e os encontros de negócios temáticos envolvendo a indústria do petróleo e os grandes eventos esportivos.

Sobre o Seminário de Tecnologia, a ideia é aprofundar a discussão da questão da integração e da convergência digital, nos seus diferentes aspectos. O tema central já foi definido: “Integrando mídias, pessoas, coisas e serviços”. A principal novidade será o reforço do debate, com opiniões contraditórias e forte participação do público, como promete Luiz Carlos de Sá Carvalho, coordenador do Seminário de Tecnologia do Rio Info 2010. “Também teremos oficinas focadas em web 2.0, integração, ciência Web e outros temas quentes”, revela.

O público poderá acompanhar as principais notícias e informações por intermédio do site ou pelo twitter oficial do evento, o @rioinfo.

A mesa “Integração de Pessoas” acontece dia 01 de setembro, a partir das 9h30m durante o Rio Info 2010. O debate visa discutir diferentes questões relacionadas às redes sociais tais como: redes sociais e empresas; redes e a publicidade; redes e a mídia convencional; sustentabilidade econômica das redes; privacidade versus marginalidade; a comunicação múltipla, simultânea e superficial; sobrecarga informacional versus qualidade de vida; e a "geração Y" - fato ou "hype"?

Esta mesa será coordenada por Carlos Nepomuceno, presidente do Instituto de Inteligência Coletiva (ICO); e contará com a participação do especialista internacional Michael Nicklas, muito conhecido entre os empreendedores brasileiros de internet justamente por investir em várias iniciativas no país como Amanaiê, Startupi, Compra3, Simple Mob e Piingo. Estudou dois anos na Universidade de Coimbra e atualmente vive em Nova Iorque (EUA), onde também é sócio da Social Smart e da Thirst, bem como conselheiro global do Social Media Week, um dos principais eventos do mundo sobre mídias sociais. Tem ajudado empresas como Viacom, Univision, IBM, Nielsen e Disney a desenvolver iniciativas estratégicas de tecnologia.

Também participam do debate Sérgio Amadeu, sociólogo e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, ativista do movimento de software livre; Henrique Luiz Cukierman, especialista em redes sociotécnicas; Daniel S. Heise, fundador da Internest e presidente do Grupo Direct; e Gil Giardelli, CEO da Permission, VP da Adrenax Venture Capital e coordenador do curso de inovação digital da ESPM.

A mesa faz parte da programação do Seminário de Tecnologia, que oferecerá uma visão variada, aprofundada e questionadora em debates com participações de executivos, empresários, especialistas do mercado e da academia, pensadores, jornalistas e executivos de empresas usuárias de TI. Serão avaliadas oportunidades, riscos, demandas e possibilidades que a integração e a convergência digital podem trazer para profissionais, empresas e sociedade em geral.

Rio Info 2010
Tema: Integrando Mídias, Coisas, Pessoas e Serviços
Quando: de 31 de agosto a 02 de setembro
Local: Hotel Windsor, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Fonte: Rio Info; AdNews