quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vinhetas

A televisão, assim como a pintura, tem seus grandes artistas. Que criam, transformam uma simples abertura em uma verdadeira obra de arte. Vinhetas, chamadas, aberturas e encerramentos que fazem com que você saiba em que canal está ou que te faça tempos depois recordar o época em que a assistiu.

Os pioneiros

Na estréia da TV no Brasil, no show inaugural da PRF-3 TV Tupy-Difusora, o pioneirismo "videográfico" se deu em letreiros criados por Álvaro de Moya. No mesmo ano, Mario Fanucchi e Armando Sá levaram adiante a criação de slides e cartões que identificavam o canal 3 durante os intervalos. Na década de 1960, Cyro Del Nero ganhou destaque na criação das chamadas da TV Excelsior, com os bonecos Ritinha e Paulinho. E a partir da década de 1970, com o rápido crescimento da Rede Globo, Hans Donner se transformou no nome mais conhecido da área. Muitos outros profissionais também foram responsáveis pelo crescimento do videografismo na TV (hoje premiado mundialmente). Toni Cid Guimarães, Rudi Bohn, Samuel Tolbert e muitos outros.



Quando a maioria das emissoras não ficavam 24 horas no ar, existia a abertura e o encerramento de programação. Hoje em dia eles só aparecem em momentos específicos, principalmente por manutenção técnica. Algumas ainda possuem, mesmo ficando fora do ar por pouquíssimas horas. Veja abaixo algumas aberturas e encerramentos.

REDE BANDEIRANTES (Década de 1980)


REDE GLOBO (1990)


SBT (Décadas de 1980 e 1990)


RBS (Porto Alegre, RS, 1996)


EPTV (Campinas, SP, 1993)


Fonte: Museu da Televisão Brasileira