segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Animação, 3D e estereoscópica. Qual a diferença?

O Blog da Quiçá Design publicou um post muito interessante sobre 3 tipos de animações muito utilizados hoje em dia.

Por Gustavo Matsucuma

Quando se fala em animação 3d muitas pessoas se confundem e relacionam o termo com expressões como desenho animado, óculos 3d, etc. Na realidade, existe uma relação entre estes termos.

De uma forma simples, pode-se dizer que desenho animado é a expressão utilizada para designar um filme criado por meio de desenhos, que contêm pequenas variações entre si para criar a sensação de movimento. Como exemplos podemos citar os clássicos Pica-Pau, Fantasia (da Disney) e Tom & Jerry.

Já a expressão animação possui várias derivações, sendo as principais animação 2d, animação 3d e animação estereoscópica.

A animação 2d utiliza imagens de desenhos criados manualmente ou por meio de computador para criar a sensação de movimento. Pode ser considerado um sinônimo de desenho animado.

Já a animação 3d se refere a uma seqüência de imagens criadas a partir de programas computacionais 3d, que permitem que um objeto possa ser criado e observado de todos os ângulos. E a diferença entre animação 2d e 3d vai além da forma como são obtidas, pois objetos 3d apresentam um visual mais realista, principalmente quando observadas suas sombras.

Alguns exemplos de animação 3d são Era do Gelo, Madagascar e Os Incríveis.

Por último temos as animações estereoscópicas 2d ou 3d, que são aquelas assistidas com auxílio de óculos 3d.

Este tipo de animação utiliza imagens 2d ou 3d para gerar o efeito de estereoscopia, que faz com que o objeto pareça saltar da tela. E para criar este efeito, cada imagem é criada sobrepondo duas imagens mostrando os objetos em perspectivas diferentes.

Portanto esta é uma forma bem simplificada para diferenciar os termos animação, animação 3d e animação estereoscópica. Ressalta-se ainda que podem ser encontradas diversas outras definições para estas mesmas expressões.