terça-feira, 1 de setembro de 2009

Web 2.0: você construindo informação

Estamos iniciando o mê de setembro com o tema Web 2.0: você construindo informação. Durante esse mês estaremos desvendando algumas questões sobre esse tema e dando dicas de como extrair o melhor para seu desenvolvimento profissional.

Sites deixam de ter uma caracteristica estática para se tornarem verdadeiros aplicativos no servidor. Estes “sites aplicativos” tem também uma integração mais eficiente com a interface no cliente que podem gerar uma usabilidade mais intuitiva e que resembla as interfaces escritas em código de baixo nível.

Tradicionalmente sites e aplicativos evoluiam com lançamento de versões 1.0, 2.0, 3.0 etc. Software é um buraco sem fundo, ou seja, nunca chegaremos a versão “final”. No mais, pelo fato do aplicativo estar em rede, o feedback de usuários e constante teste de funcionalidades torna-se um processo sem necessariamente uma interrupção por versões. Assim, sites/aplicativos ficam em “beta eterno”, denotando uma evolução sem fim. Apesar de pelo ponto de vista tecnológico o beta eterno fazer sentido, do ponto de vista de marketing o conceito é questionável já que o consumidor precisa de uma percepção clara de valor agregado na evolução do produto — principalmente para justificar usar mais ou mesmo gastar mais neste produto. Assim, alguma forma de empacotamento de fases na evolução do produto deverá continuar sendo necessária, mesmo que seja puramente perceptual — através de branding, por exemplo.

O conteúdo passa a ser dinâmico e sua publicação muito mais flexível, tanto por editores profissionais como pelos proprios usuários. Ferramentas de publicação multi-plataforma (PC, celular, PDAs, IPTV) geram poder e eficiência jornalistica à sites de notícias, por exemplo. Ao mesmo tempo, o próprio usuário passa a gerar conteúdo, classificá-lo e mesmo parcialmente editá-lo usando formatos como RSS, ou Really Simple Syndication. As “Wikis” são talvez a forma mais extrema de edição colaborativa, onde qualquer pessoa teoricamente qualificada pode melhorar a qualidade de determinado conteúdo.

Trechos extraídos do artigo O que é web 2.0? de Marcello Póvoa, sócio-diretor da MPP Solutions publicado pelo portal Webinsider no dia 30 de outubro de 2006.