segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Skoob: sua estante de livros virtual


Simples, leve e prático, assim é o Skoob, uma rede colaborativa brasileira para os amantes dos livros.

O funcionamento do Skoob segue similares norte-americanos, como o Shelfari e o BookSprouts: em sua prateleira, o usuário lista todos os livros que já leu (mais especificamente, em qual página), que está lendo ou pretende ler e pode se tornar amigo de usuários ou acompanhar atualizações dele.

Como rede social, o site permite que você encontre pessoas que compartilham do mesmo gosto para leituras; como indicação, o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe será de amparo antes de qualquer leitura. Como a forma de resenhas pode ser feita por qualquer membro, as impressões podem ser positivas ou negativas. Conhecer diversos pontos de vistas sobre uma leitura pode construir o seu olhar sobre cada linha, cada palavra. Sua capacidade de observação e crítica será melhor ao passo da leitura das resenhas. A par disso, os desenvolvedores do Skoob deram um formato de discussão às resenhas. Com a definição de CONCORDO E NÃO CONCORDO, os membros deixam suas críticas e fazem replicas à cada observação.

Alguns usuários do Rio de Janeiro, promovem encontros literários com o objetivo de convidares novos membros à comunidade.

"A proposta desse encontro era que cada skoober “antigo” convidasse um “novo” para participar e assim foi feito. Nosso grupo cresceu, o que nos deixou extremamente felizes."

"Muitos skoobers já estão trocando e emprestando livros uns para os outros, o que aumenta mais ainda a união entre o grupo."

A Biblioteca ESPM Rio também possui um perfil no Skoob, onde você encontra nosso acervo literário e pode fazer sugestão de novas aquisições. Confira!