quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Diagramas sem dramas


Você tem difilculdades para montar um diagrama? Diagramas, muitas vezes, são necessários para apresentações, seja para seu chefe, professor ou algum cliente. Ele ajuda a tangibilizar suas ideias para uma boa estratégia de ação.

Pensando nisso, o Lovely Charts criou um serviço online para ajudar na montagem dos diagramas, lá você encontra diversos modelos e é super simples de usar. Depois de criado você pode exportar o arquivo para o seu computador e anexar ao seu trabalho.

Para acessar é preciso criar um login. O serviço básico é gratuito, mas você também pode optar pelo serviço pago mais avançado.

Também existe um site semelhante, o Free Online Surveys, para realizar pesquisas, é super eficiente, pois atinge um grande número de pessoas em pouco tempo e o resultado já vem em gráficos e porcentagem, só tem um problema, o plano Free só permite a visualização de no máximo 50 respostas e um limite de 20 perguntas por pesquisa.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dom Casmurro em mil pedaços para você juntar


Estamos quase no fim desse mês de setembro onde falamos sobre web 2.0: você construindo a informação, por isso, nada melhor do ilustrar um pouco este conceito.

Existem alguns sites onde você literalmente constrói a informação, como é o caso do Mil Casmurros. Para divulgar o lançamento da minissérie Capitu, a Rede Globo criou na rede uma leitura coletiva da obra de Machado de Assis. Pegaram o livro Dom Casmurro e o fizeram, literalmente, em mil pedaços, quem quisesse poderia escolher um pedacinho e gravar com sua câmera uma parte da leitura. O resultado ficou bem interessante, pois além de pessoas anônimas, alguns artistas também participaram do projeto.

Confira o resultado dessa leitura aqui.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Newseum - um museu interativo de notícias

Você conhece o Newseum? O site é totalmente interativo e, para quem não quer perder tempo e continuar bem informado, oferece a seus usuários a primeira página dos principais jornais no mundo inteiro. Basta passar o cursor do mouse em cima dos pontos de cada cidade no mapa que é possível a visualização. Assim, em pouco tempo você fica sabendo o que acontece em sua cidade e no resto do mundo. Vale dar uma conferida.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Saiba o que rolou no EBP 2009

O EBP (Encontro de Blogueiros Publicitários), realizado no dia 8 de agosto, tem como objetivo reunir o maior número de profissionais de comunicação e marketing do Brasil que, de alguma forma, estão inseridos nas mídias sociais. O evento contou com a cobertura do Programa Avesso, onde foi destacado os principais pontos abordados no encontro.

Hoje, a Biblioteca ESPM Rio estará transmitindo o Programa Avesso durante todo o dia.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Qual será o futuro das mídias?

Esse vídeo é interessante, apesar de conter erros, pois faz uma previsão. Acredito que muita coisa citada no vídeo não irá acontecer, mas a parte evolutiva (até hoje) ilustra muito bem o processo evolutivo avassalador das mídias e da internet.

Vídeo sugerido pela nossa leitora, Klara Wanderley (@biblioteklara).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Gosta de música? Que tal conhecer o Last.fm?


Para quem gosta de música a web 2.0 também tem muito a oferecer. O last.fm é uma rede social que linka pessoas através do gosto musical. Lá você fica sabendo de novos artista com o estilo que você curte, além de, é claro, ser um grande banco de dados musical. Baixando o plugin, o site pega as músicas que você escuta em seus players.

Como uma rede social você monta contatos e compartilha as músicas que você prefere ouvir. A cada música é montado links de indicações de coleções semelhantes, músicas que são ouvidas pelas mesmas pessoas que ouvem as músicas que você e coleções ou coletâneas mais ouvidas dos artistas.

Você pode também fazer parte de um grupo de usuários que ouvem as mesmas músicas de modo que você receba novas indicações de outros cantores. O last fm é uma estação de rádio completa com tag, categorias, biografia, fotos e vídeos das músicas e seus artistas. Ele parece aliar as funções do Orkut e Yotube.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tumblr, entre o blog e o microblog

Reunir em um único lugar tudo o que produz na web. Isso é possível com o Tumblr. a prática chamada de lifestreaming se refere à atividade de concentrar todo o fluxo de conteúdo produzido por uma pessoa em um único lugar – posts em blogs, atualizações em redes sociais, publicação de fotos etc.

O Tumblr é um serviço de postagens conhecido pela facilidade e simplicidade oferecida ao usuário, quando comparado a serviços e plataformas blog, como o Blogger e o Wordpress: o cadastro leva, em média, 10 segundos e as ferramentas para atualização disponíveis são simples e intuitivas, fazendo com que o usuário possa postar textos, fotos, músicas, links, citações e vídeos diretamente de qualquer gadget que tenha acesso a internet sem dificuldades.

A velocidade, porém, é apenas um dos diferenciais do Tumblr. Além da possibilidade de customizar tudo em sua página, desde o domínio ao layout, sem nenhum custo adicional, o Tumblr também possui uma ferramenta com a qual se pode re-postar o conteúdo de outros blogs da rede na íntegra e com os devidos créditos instantaneamente, facilitando a propagação do conteúdo desenvolvido pelos usuários. Outra proximidade que o serviço guarda com sistemas de microblogging (como o Twitter) é a possibilidade de um usuário “seguir” outros, recebendo suas atualizações em sua página de usuário.

O site ainda possui uma ferramenta que mede a popularidade de cada blog, o Tumblarity.

Abaixo segue 12 motivos para se ter um Tumblr:
1. você pode promover os links que você gosta
2. você promove seus próprios links
3. você gera conteúdo rapidamente
4. são rápidos e fáceis de publicar
5. assim como qualquer blog tumblog já vem com RSS
6. você pode ter mais de um tumblog na mesma conta
7. eles podem servir como válvula e filtro de conteúdo
8. oferecem atualização via RSS
9. tem visualização mobile
10. você pode atualizar via celular
11. facilmente você pode fazer tumblogs coletivos
12. permitem monitoramento

Créditos: Tiago Dória,Alessandro Martins, Chris Dierkes e Luiz Yassuda

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Skoob: sua estante de livros virtual


Simples, leve e prático, assim é o Skoob, uma rede colaborativa brasileira para os amantes dos livros.

O funcionamento do Skoob segue similares norte-americanos, como o Shelfari e o BookSprouts: em sua prateleira, o usuário lista todos os livros que já leu (mais especificamente, em qual página), que está lendo ou pretende ler e pode se tornar amigo de usuários ou acompanhar atualizações dele.

Como rede social, o site permite que você encontre pessoas que compartilham do mesmo gosto para leituras; como indicação, o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe será de amparo antes de qualquer leitura. Como a forma de resenhas pode ser feita por qualquer membro, as impressões podem ser positivas ou negativas. Conhecer diversos pontos de vistas sobre uma leitura pode construir o seu olhar sobre cada linha, cada palavra. Sua capacidade de observação e crítica será melhor ao passo da leitura das resenhas. A par disso, os desenvolvedores do Skoob deram um formato de discussão às resenhas. Com a definição de CONCORDO E NÃO CONCORDO, os membros deixam suas críticas e fazem replicas à cada observação.

Alguns usuários do Rio de Janeiro, promovem encontros literários com o objetivo de convidares novos membros à comunidade.

"A proposta desse encontro era que cada skoober “antigo” convidasse um “novo” para participar e assim foi feito. Nosso grupo cresceu, o que nos deixou extremamente felizes."

"Muitos skoobers já estão trocando e emprestando livros uns para os outros, o que aumenta mais ainda a união entre o grupo."

A Biblioteca ESPM Rio também possui um perfil no Skoob, onde você encontra nosso acervo literário e pode fazer sugestão de novas aquisições. Confira!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Filmow, a rede social para quem é louco por cinema


Uma boa alternativa para quem curte filmes é ter um perfil no Filmow, uma rede social sobre cinema. Lá é possível compartilhar opiniões sobre os filmes, criar e compartilhar a lista de filmes que você já viu, gostaria de ver ou que, por algum motivo, não gostaria de ver. Por se tratar de uma rede social, é possível encontrar pessoas e amigos.

O serviço foi lançado no dia 1o. de Abril e contém uma base grande de filmes cadastrados. Segundo o Alisson Patrício, um dos criadores do serviço e responsável técnico pelo Filmow, informações técnicas sobre os filmes foram extraídas de bases consolidadas como o IMDb. As sinopses em português foram colocadas pelo próprio Alisson, pela Thaís de Lima, a outra fundadora e alguns amigos.

É possível comentar em filmes mas não editá-los. Filmes e artistas novos são incluídos pela equipe do serviço e também pelos usuários. Entre as funcionalidades também está disponível marcar um filme como assistido (e o número de vezes visto!), além de marcar um filme na lista dos que quer ou não assistir e dar uma nota para a obra.

No Filmow você fica sabendo quais filmes são lançados, os que estão no cinema e aqueles que já estão em DVD, para você assistir em casa.

Você pode acompanhar as atividades dos seus amigos no Filmow, assim você saberá as opiniões dos seus amigos a respeito dos filmes que andam assistindo, isso pode ajudar você encontrar um novo bom filme muito facilmente.

Os artistas também não ficam de fora, no Filmow você também encontrará uma página para cada artista, onde você poderá encontrar a biografia e a filmografia do mesmo, assim você ficara por dentro dos filmes que aquele artista participou e, se você for um fã, poderá encontrar filmes que ainda não viu com aquela participação.

A Biblioteca ESPM Rio não poderia ficar de fora dessa, confira seu perfil e saiba quais os filmes tem em seu acervo e quais ainda estão por vir. Você pode, também, fazer sugestões de compra.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

De.li.ci.ous

Mais um site da web 2.0 para a nossa coleção. Se você ainda não conhece o Delicious prepare-se para descobrir as facilidades que ele proporciona.

É como ter o seu próprio Google, com a diferença de que é você que cria os termos de busca. Se fosse organizado alfabéticamente eu diria que o Delicious é um índice de sites favoritos eletrônico ou coisa do tipo.
Ele oferece um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar.

Você também pode compartilhar seus bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além desse uso o delicious pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos e para pesquisas sobre qualquer assunto.

O Delicious possui uma barra de ferramentas que facilita o uso do site. Após instalada em seu navegador, aparecerão dois ícones: um, representado pelo ícone do delicious, é um link para a página oficial do serviço ou para a página inicial de favoritos do usuário "logado" atualmente; o outro, uma etiqueta com o nome tag, deve ser usado para adicionar páginas aos seus favoritos. Ao usar a função TAG THIS da extensão, surgirá uma pop-up pedindo que você descreva o site e crie tags para ele. Em varios navegadores, é possível adicionar dois links na barra de favoritos, os quais realizam o mesmo que os ícones da extensão: adicionar páginas ao seus favoritos; e entrar na sua página inicial de links ou na página inicial do serviço.

A Biblioteca ESPM Rio já possui um perfil no Delicius constantemente atualizado. Lá você encontra sites sobre as diversas áreas abordadas nos cursos da ESPM, como também banco de dados de trabalhos acadêmicos, base de dados para pesquisas e muito mais. Confira!

Fontes: Wikipedia; Portal do Bibliotecário

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Você conhece o Fliiby?

Você já ouviu falar do Fliiby? Em meio ao turbilhão de web sites e ferramentas da web 2.0 fica difícil conhecermos e acompanharmos tudo. Por isso, vamos apresentar hoje o Fliiby, um web site que reúne os mais diversos tipos de conteúdo para você baixar.

Trata-se de uma biblioteca de arquivos. Possui uma maneira unificada e simplificada de fazer upload, organizar e compartilhar os seus arquivos. O site permite o upload de até 100 arquivos simultaneamente com um “limite de tamanho” de 100MB por arquivo. Também permite que você descreva, rotule e controle seus arquivos, tornando os privados ou então desabilitando o download dos arquivos de áudio e vídeo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Google: muito além de um simples buscador


Você sabe usar o Google? Tenho certeza de que muita gente nem faz ideia da infinidade de possibilidades que este site pode proporcionar.
O Google além da sua pesquisa pela web, tem uma variedade de serviços e ferramentas, onde muitas delas são interligadas umas com as outras. O usuário nessecita ter apenas uma conta de e-mal cadastrado no site do google para ter todos os serviço a disposição, sendo nessesário, posteriormente, apenas ativar os serviços desejados.
Aqui vou listar algumas dessas ferramentas e serviços que podem auxiliar sua vida na web.
4Shared - Site vinculado ao Google, onde usando sua própria conta Google você hospeda arquivos de todos os tipos, podendo organizá-los em pastas como em seu computador, e depois compartilhá-los tudo com mundo.
Google AdSense - O Google AdSense exibe anúncios relacionados com o conteúdo do seu site, e você ganha dinheiro sempre que os visitantes clicam nesses anúncios.
Google AdWords - Não importa o tamanho do seu orçamento, você pode exibir seus anúncios no Google e em sua rede de publicidade. Pagando apenas quando as pessoas clicarem em seus anúncios.
Google Alerts - Os Alertas do Google são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) com base nos termos ou tópicos que você definir.
Google Analytics - Use o Google Analytics para saber quais iniciativas de marketing on-line são econômicas e veja como os visitantes realmente interagem no seu site. Tome decisões baseadas em informações ao mudar o design do seu site, aumente o volume de visitas com potencial de receita, as conversões e os lucros.
Google Base - O Google Base é um lugar onde você pode facilmente submeter todos os tipos de conteúdo, online ou offline que o Google o hospedará e fará pesquisável. Você pode descrever qualquer ítem que colocar com "atributos", que vão ajudar as pessoas a achá-lo quando pesquisarem no Google Base.
Google Blog Search - O Blog Search é um serviço do Google especializado para buscas em blogs. Os bots do Blog Search parecem ser mais rápidos do que o Googlebot padrão, pois atualizações feitas em blogs, muitas vezes se tornam disponíveis em poucas horas ao contrário das semanas levadas pelo Googlebot padrão.
Google Bookmarks - É um serviço online que permite que você salve seus sites favoritos e acessá-los de qualquer lugar pela internet.
Google Book Search - Permite ao usuário realizar pesquisa somente em livros.
Blogger - O Blogger é uma ferramenta de publicação de blogs grátis do Google para você compartilhar seus pensamentos facilmente com o mundo.
Google Calendar - Com a agenda on-line gratuita do Google, é muito fácil acompanhar todos os eventos importantes da sua vida em um único lugar.
Google Checkout - Com o Google Checkout™ poderá efectuar compras de forma rápida e simples em lojas na Web e acompanhar todas as encomendas e envios a partir de um único local.
Google Code - Google Code é um site da companhia Google para interesse de programadores em desenvolvimento de softwares. O site contém código-fonte aberto e uma lista de serviços que suportam a API pública do Google.
Google Desktop - Pesquise no seu computador de forma tão fácil quanto você pesquisa na web com o Google, encontre e inicie aplicativos e arquivos com apenas alguns pressionamentos de tecla.
Google Directory - é um serviço de busca do Google que permite fazer pesquisas separadas por temas. A relevância das páginas dentro de cada tema é determinada pelo PageRank - número de links que apontam para determinada página - da mesma.
Google Docs - Importe os documentos, folhas de cálculo e apresentações existentes ou crie novos de raiz. Basta que tenha um Web browser. Os seus documentos, folhas de cálculo e apresentações são armazenados on-line com segurança. Convide pessoas para os seus documentos e efectue alterações em conjunto e ao mesmo tempo.
Google Earth - O Google Earth permite-lhe voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satélite, mapas, terreno edifícios em 3D, desde galáxias no espaço até aos desfiladeiros dos oceanos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.
Google Finance - O serviço apresenta a informações sobre empresas incluindo suas últimas decisões e também suas ações com um código em JavaScript que permite a visualização das ações no momento.
Google Groups - O serviço de Grupos do Google é gratuito para comunidades on-line e grupos de discussão que oferece o arquivo mais abrangente da web, incluindo postagens da Usenet (mais de 1 bilhão de mensagens). Recentemente, foram acrecentados vários recursos que tornam o Grupos do Google uma maneira mais eficiente de se comunicar com grupos de pessoas on-line.
Google Labs - O Google Labs é o site do Google para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pela empresa. É uma boa área a ser visitada por quem está procurando por novidades.
Google Toolbar - O Google Toolbar é uma ferramenta adicional disponível para os principais browsers do mercado. Ela permite um acesso rápido as principais funções e sites do Google.
Google Tradutor - O serviço de tradução on-line gratuito do Google traduz instantaneamente textos e páginas da web.
Google Maps - Encontre empresas locais, visualize mapas e obtenha rotas de tráfego no Google Maps.
Google Mobile - Com o Google Mobile você poderá acessar de seu celular todos os aplicativos do Google com versões exclusivas para dispositivos portáteis.
Google News - é um serviço do Google que permite a visualização e a busca de notícias na internet. O grande diferencial do Google News é que as notícias apresentadas em sua página não são escolhidas e organizadas por editores humanos mas sim através de um algoritmo, que leva em conta, dentre outros fatores, o número de vezes em que determinada notícia aparece e em quais sites ela aparece. As notícias são atualizadas periodicamente.
Google Notebook - O Google Notas ajuda você a coletar notas e informações de qualquer coisa que esteja fazendo na web—pesquisando uma viagem, planejando uma compra ou organizando um jantar. Para coletar texto e imagens enquanto navega, você precisa baixar a extensão de navegador do Google Notas. Você pode acessar seus blocos de notas de qualquer computador ou celular. Você também pode compartilhar seus blocos de notas com seus amigos.
iGoogle - O iGoogle é a sua página personalizada do Google. Adicione notícias, fotos, previsão do tempo e tudo que desejar da web na sua página.
Google Reader - Google Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS). O serviço caracteriza-se por ter uma interface - GUI - limpa e objetiva, fato encontrado também em outros serviços da empresa.
Google Scholar - É uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
Google Sites - O Google Sites é mais um serviço disponibilizado pela Google focado em facilitar as coisas para os usuários. Este, em especial, auxilia as pessoas a divulgarem suas empresas, serviços, produtos etc., com a criação de páginas da Internet. O processo de desenvolvimento é completamente auto-explicativo e não requer nenhum conhecimento na área de programação por parte do usuário.
Google SketchUp - O SketchUp é um software proprietário para a criação de modelos em 3D no computador.
Google Talk - É um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pela empresa Google.
Esses foram só alguns exemplos do que o Google pode fazer por você. A empresa está sempre se aperfeiçoando e lançando coisas novas para facilitar nossas vidas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como ter sucesso nas mídias sociais

O Blog 30 segundos de Matheus Costa é super interessante e trouxe um post bem legal sobre métricas eficientes em mídias sociais.

Muitas pessoas ou empresas pensam que é fácil emplacar uma campanha em mídias sociais. Talvez por pensar que basta mandar scraps para todos os contatos no Orkut e ficar esperando o lucro certo. Uma das dificuldades encontradas por muitos dos que enveredam por esses campos é a mensuração das campanhas.

Muitas pessoas pensam que uma campanha online se resume a ir lá, criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam. Ter um plano de ação bem estruturado é um bom começo e mostra que você tem o entendimento básico dessas ferramentas e alguns de seus componentes.

Receber um “obrigado” e “excelente artigo”, além de massagear o ego confirmam que o que você está transmitindo está no caminho certo, mas é melhor que os comentários agreguem algum valor ao que está publicado. A discussão é uma das bases das mídias sociais e o ajuda a saber em qual direção você deve seguir. Serve como um termômetro para seu trabalho. Peça que comentem, faça perguntas e encorage a discussão.

Comentários negativos podem ser o que você precisa para melhorar e chegar no ponto certo. Você só precisa saber ouvir as críticas e aprender com os próprios erros.

Essas e outras dicas você pode conferir lendo o post completo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Bienal do Livro começa hoje!

A XIV Bienal do Livro começa hoje e está com uma programação super bacana para esse ano. Durante os 11 dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de se reunir em sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus autores preferidos para discutir os mais variados assuntos. Para o público infantil, a Bienal do Livro também preparou atividades especiais: teatro infantil e contadores de história vão apresentá-las ao fantástico mundo do livro, mostrando o quanto a leitura é divertida e prazerosa.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Curiosidades: saiba como surgiram os nomes de alguns serviços 2.0

Hoje é comum as pessoas terem Twitter, Orkut, Skype, Flickr, Vimeo, pesquisar na Wikipedia, Google e mais inúmeros serviços disponíveis na web 2.0. Mas você tem ideia de onde veio inspiração para tanto nome esquisito assim?
A revista Plug Especial Digital do grupo Abril, publicou essa curiosidade. Alguns nomes tiveram como inspiração o mundo real, a metáfora, a troca de letra e outros são pura viagem na maionese mesmo. Vamos conferir?
Wikipedia - O nome é uma mistura do inglês wiki, termo das tecnologias usadas para criar site colaborativos, e enciclopédia.
Vimeo - O nome do serviço de hospedagem de védeos é um anagrama da palavra movie.
Orkut - Auto-homenagem de quem projetou a rede social mais conhecida no Brasil, o indiano Orkut Büyükkokten.
Google - O googol é uma medida da física que equivale a 10 elevado à centésima potência. Simboliza a imensidão da informação que o Google pretende organizar.
WolframAlpha - Gênio matemático, Stephen Wolfram presta homenagem ao criador do primeiro site de busca realmente inteligente: ele mesmo.
YuBliss - A frase "Follow your bliss" (Siga a sua felicidade), do estudioso de mitologia americano Joseph Campbell, foi o que inspirou o criador da rede social voltada para a autoavaliação.
Fring - O aplicativo para celulares faz a união de duas palavras: free-ring (literalmente, anel livre). Free porque é na faixa e anel, como símbolo da ligação que faz entre redes sociais.
Skype - Versão oficial do serviço de telefonia: "o mundo inteiro pode falar de graça" numa língua perdida da rússia. Melhor acreditar em versão menor de skyper, contração de Sky peer to peer, ou "céu de par para par"
Flickr - O assassinato de vogais em nomes foi popularizado por este site de compartilhamento de fotos. Mais um acaso. Flicker, que significa brilho intermitente, já tinha dono.
Meebo - O comunicador instantâneo web usa a sigla para Mouse Exonic Evidence Based Oligonucleotide (nem vale traduzir, né?). Na verdade, era um nome fácil de memorizar dentro de uma lista de 50 sugestões.
Yahoo - A empresa começou como Jerry and David's Guide to the world wide web, em homenagem cabotina a seus criadores, Jerry Young e Divid Filo. O grito de comemoração veio depois.
Firefox - O navegador is se chamar Firebird, mas esse nome já tinha sido registrado. Apelaram para o disponível Firefox. Fox significa raposa e ela está no logo. Mas Firefox é, na verdade, panda vermelho.
Sonico - Nem eles sabem por quê. A palavra para desognar a rede social foi escolhida por ser curta e fácil de pronunciar em vários idiomas.
Bing - É quase uma interjeição. Para a microsoft a palavra traduz a sensação que a pessoa tem ao encontrar a resposta certa em seu novo serviço de busca;
Hi5 - O nome é a união de hi (em inglês, oi) e do gesto que se faz ao levantar a mão aberta para cumprimentar as pessoas. Nada mau para uma rede social.
Twitter - É gorjear, em inglês. Escrever em até 140 toques no microblog seria como o gorjear de um pássaro.

ERRATA: Segundo uma de nossas leitoras (Carolina Patrocínio), a informação publicada na revista sobre o Firefox estaria incorreta. De fato é um panda vermelho no logo, seu nome em inglês (Raposa de fogo) retrata a aparência do animal como podemos conferir logo abaixo:

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Orkut como fonte de informação


Muito além de um site de relacionamento o Orkut pode ser encarado como uma excelente fonte de pesquisa. É o que nos mostra Gustavo Santiago do blog Marketing Focus a seguir:
As empresas que sabem utilizar esse site aproveitam os bons conteúdos que ele proporciona (na verdade, que os usuários proporcionam), dele que, muitas vezes, são tomadas decisões significativas para uma marca de acordo com o que os usuários realmente desejam, fazendo até ações de marketing de guerrilha, de relacionamento, com baixos custos e retornos relevantes.
Tanto empresas, corporações, ongs e outros interessados no site, criam perfis que mantém um relacionamento diferenciado com seus clientes, outros também para moderar as comunidades da própria marca, geralmente são designados profissionais especialmente para essa função, podendo assim moderar o que vem aparecendo sobre a marca (reclamações, exigências, opiniões, elogios, etc) ou até mesmo, utilizam das enquetes feitas pelos usuários para melhorar seus produtos e serviços de acordo com a necessidade desses consumidores, principalmente os renitentes, que são aqueles que se valorizam no mercado de consumo, que fazem prevalecer acima de tudo os seus direitos e não aceitam de forma alguma ser passado para trás por uma empresa com má qualidade, que não atende as suas necessidades. Esse consumidor faz de tudo, pra colocar “a boca no trambone”. Então é sempre bom ficar esperto com o que os sites de relacionamento e seus usuários têm a oferecer sobre uma determinada marca.
Decisões de identidade visual e logotipo, por exemplo, podem ser tomadas de acordo com a preferência dos consumidores que sem gastos adicionais de pesquisas, são oferecidas no próprio site.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Empregos pela web: saiba como se recolocar no mercado

Uma matéria super interessante saiu na INFO Online ontem sobre redes sociais para arranjar emprego. Segue a matéria:
Cinco redes sociais, com foco em carreira, podem ajudá-lo a conseguir um reposicionamento profissional oferecendo contatos e espaço para currículos.
Sites como o LinkeIn e o Eacademy pode funcionar como uma boa oportunidade para alavancar carreira. Confira as principais características de cada um:
Linkedin - A rede tem mais de 46 milhões de membros ao redor do planeta e tem representantes de 200 países. De acordo com o site, executivos da lista de companhias Fortune 500 são membros do serviço.
Tudo dentro do LinkedIn é relacionado a trabalho. Diferentemente de outras redes sociais, você não pode adicionar um contato sem que ele conheça você. É preciso utilizar seus colegas para fazer apresentações e conseguir conversar com o profissional desejado.
Outra ferramenta interessante do serviço é a capacidade de opinar sobre o desempenho profissional de colegas. As referências, desde que verdadeiras, podem auxiliar na hora de buscar uma nova oportunidade.
Eacademy - A página tem o objetivo de conectar profissionais, permitir que seus usuários anunciem seus serviços e promover encontros em eventos. Além disso, o site apresenta conteúdo para atualização profissional e dicas sobre como melhor o desempenho.
Clubes, ou comunidades, estão disponíveis para agrupar os profissionais por afinidade e até promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado.
Indica - O indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença que uma boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando.
E não sai de graça. Alguns ganham comissão pelo serviço, que é anunciado nas páginas do site. Os valores variam de empresa para empresa.
Plaxo - O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online também, como Twitter, Facebook e blogs.
Na área de carreira, é possível fazer ligações com outros profissionais e publicar o currículo. Também há uma ferramenta para compartilhar ofertas de emprego.
Monster - A proposta da Monter é um pouco mais leve. A empresa disponibilizou uma área em seu site para que os visitantes criem seus cadastros e façam contato com outros profissionais, além de exibir seus currículos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O YouTube e a comunicação com o consumidor

Hoje falaremos do YouTube como forma de propaganda. Cada vez mais empresas vem percebendo o potencial dessa ferramanta e, de forma criativa, conseguem promover seus produtos e serviços para milhões de pessoas sem contar na economia, pois não gastam com veiculação.

Na revista Propaganda de março de 2009 foi publicada uma pesquisa realizada pelo Google em maio de 2008 para entender o fenômeno YouTube no Brasil com o intuito de entender o comportamento e perfil do usuário do site. Destacamos aqui alguns resultados dessa pesquisa:

79% dos entrevistados disseram que uma das principais razões para assistir vídeos online é "poder assistir o que se quer, quando se quer"

77% afirmam que assistem vídeos profissionais de música na internet

69% dizem que assistem vídeos amadores de comédia

71% assistem porque sempre há algo novo e inesperado

As empresas perceberam que os antigos anúncios não são suficientes para estabelecer vínculo duradouro com seu público. Por isso, usam a plataforma do YouTube e apostam no conteúdo como uma forma de atrair experiência de marca diferenciada para seus consumidores e têm obtido um significativo sucesso com isso.

É sempre bom inovar e repensar as estratégias de sua empresa. Confira alguns casos de empresas que utilizam o YouTube dessa forma inovadora na revista Propaganda exposta esse mês na Biblioteca ESPM Rio.

Confira nossa exposição

Como havia comentado no post de ontem, a Biblioteca ESPM Rio está com uma exposição super bacana sobre o tema deste mês e você também pode conferí-las em nosso Flickr.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Twitter: uma ferramenta que pode alavancar você

Que atire a primeira pedra quem não pertence a nenhuma rede social. Hoje, se você não pertence a nenhuma rede social você não existe no mundo virtual, elas vem tomando um espaço maior a cada ano que passa. Segundo pesquisa da Nielsen, pelo menos dois terços dos internautas no mundo (em números, um bilhão de pessoas) costumam visitar redes e blogs, e o tempo gasto nelas equivale a 10% de todo o tempo passado na web.

Podemos perceber com esses dados uma oportunidade muito grande para os negócios. Marcando presença nesses sites sua empresa terá uma visibilidade incrível e o custo é quase zero. Hoje falaremos sobre a febre mundial, Twitter.

Uma reportagem publicada na revista Você S/A de junho de 2009, trás algumas dicas de como utilizar essa ferramenta de forma profissional. Nós, destacamos alguns pontos importantes para vocês.

Primeiramente você deve definir sua estratégia: escolher quem irá seguir. Se seu objetivo é o networking, uma boa alternativa é seguir todos que te seguem. Mas se seu objetivo é receber informações de quem realmente pode agregar valor à sua vida, é melhor optar por restringir os perfis a serem seguidos. Procure também focar um pouco os assuntos que você twitta, isso ajuda você a se tornar referência em um determinado assunto, algo que pode ser positivo para sua carreira no mundo real.

O desafio é ser uma fonte de conteúdo relevante para os outros twitteiros, tente twittar e retwittar coisas interessantes. Se você só publicar chatice seus seguidores vão embora.

Tenha um blog como apoio e use o Twitter para encaminhar pessoas para a sua página pessoal. Há programas como o TwitThis que twittam automaticamente os títulos do seu blog. Aproveite o Twitter também para testar ideias, se alguém estiver pensando a mesma coisa, o feedback é quase instantâneo.

Você pode optar por um uso extremamente focado como, por exemplo, canal de atendimento aos investidores da empresa, uma estratégia de complementar a comunicação convencional.

Nunca, jamais, use o Twitter como um programa de mensagens instantâneas. Isso faz com que seus seguidores achem você chato e parem de te seguir.

Existem algumas ferramentas interessantes. O Tweepz é uma ferramenta para encontrar pessoas a partir da formação ou cargo dela. O WeFollow ajuda você a achar pessoas de acordo com o assunto que elas twittam.

Veja a reportagem completa na Biblioteca ESPM Rio, a revista está na exposição desse mês juntamente com outras tão relevantes quanto.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Web 2.0: você construindo informação

Estamos iniciando o mê de setembro com o tema Web 2.0: você construindo informação. Durante esse mês estaremos desvendando algumas questões sobre esse tema e dando dicas de como extrair o melhor para seu desenvolvimento profissional.

Sites deixam de ter uma caracteristica estática para se tornarem verdadeiros aplicativos no servidor. Estes “sites aplicativos” tem também uma integração mais eficiente com a interface no cliente que podem gerar uma usabilidade mais intuitiva e que resembla as interfaces escritas em código de baixo nível.

Tradicionalmente sites e aplicativos evoluiam com lançamento de versões 1.0, 2.0, 3.0 etc. Software é um buraco sem fundo, ou seja, nunca chegaremos a versão “final”. No mais, pelo fato do aplicativo estar em rede, o feedback de usuários e constante teste de funcionalidades torna-se um processo sem necessariamente uma interrupção por versões. Assim, sites/aplicativos ficam em “beta eterno”, denotando uma evolução sem fim. Apesar de pelo ponto de vista tecnológico o beta eterno fazer sentido, do ponto de vista de marketing o conceito é questionável já que o consumidor precisa de uma percepção clara de valor agregado na evolução do produto — principalmente para justificar usar mais ou mesmo gastar mais neste produto. Assim, alguma forma de empacotamento de fases na evolução do produto deverá continuar sendo necessária, mesmo que seja puramente perceptual — através de branding, por exemplo.

O conteúdo passa a ser dinâmico e sua publicação muito mais flexível, tanto por editores profissionais como pelos proprios usuários. Ferramentas de publicação multi-plataforma (PC, celular, PDAs, IPTV) geram poder e eficiência jornalistica à sites de notícias, por exemplo. Ao mesmo tempo, o próprio usuário passa a gerar conteúdo, classificá-lo e mesmo parcialmente editá-lo usando formatos como RSS, ou Really Simple Syndication. As “Wikis” são talvez a forma mais extrema de edição colaborativa, onde qualquer pessoa teoricamente qualificada pode melhorar a qualidade de determinado conteúdo.

Trechos extraídos do artigo O que é web 2.0? de Marcello Póvoa, sócio-diretor da MPP Solutions publicado pelo portal Webinsider no dia 30 de outubro de 2006.