quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Qual o perfil do consumidor orgânico?

Ainda é pequeno, mas o número de pessoas preocupadas em consumir alimentos orgânicos vem crescendo ao longo dos anos. A Universidade de Brasília realizou ano passado uma pesquisa sobre o perfil desse consumidor. A reportagem é de Fernanda Tambelini em 10/07/2008 publicada na revista PEGN.

Uma pesquisa da Universidade de Brasília revelou que 77% dos consumidores de alimentos orgânicos têm renda familiar acima de R$ 3,5 mil e ensino superior completo. Os resultados do estudo, feito com 400 consumidores no Distrito Federal, não deve surpreender grande parte dos empresários do setor de orgânicos, que geralmente têm as classes A-B como público-alvo. Mas, além de revelar o perfil da clientela para quem investe no ramo, a pesquisa faz pensar: para que produtos, serviços e modelos de negócio de menor impacto socioambiental sejam amplamente difundidos, é preciso diminuir seus custos. Soluções sustentáveis têm surgido em todo o mundo, diariamente. O desafio agora é democratizá-las. Empresas inovadoras, que criarem produtos e serviços de baixo impacto ambiental (ou até mesmo que resolvam problemas ambientais atuais) de preços acessíveis, terão espaço garantido no mercado. Se a sua empresa está buscando a sustentabilidade, pense nisso. Como o seu produto ou serviço poderia resolver problemas em larga escala, e não apenas explorar nichos específicos do mercado?