segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ecobags: uma forma ecológica e fashion de ir às compras

Recebi um desses power points de conscientização ambiental que alerta para um fato importante: o quanto o uso de sacolas plásticas pode ser prejudicial para o ambiente e os animais que aqui vivem.

Segundo o tal ppt são consumidos anualmente entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo e menos de 1% deles são reciclados, pois é mais caro reciclar do que produzir um novo.

Esses sacos são lançados nos oceanos e arrastados para diversos lugares do planeta, entopem bueiros e encanamentos causando enchentes. Com o passar do tempo se decompõe em petro-polímeros menores e mais tóxicos que contaminarão os solos e vias fluviais. Partículas microscópias podem entrar para a cadeia alimentar. Cerca de 200 espécies de vida marinha morrem por causa dos sacos plásticos, após confundirem com comida.

O que podemos fazer para evitar que essa situação continue? Mudando nossos hábitos e passando a usar sacolas de pano retornáveis, as ecobags. Hoje existem diversos modelos de ecobags super transados e diferentes, além de contribuir com o ambiente você ainda fica na moda. Alguns países já proibiram o uso de sacos plásticos ou cobram pelo seu uso, se uma em cada cinco pessoas optasse pela ecobag, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas.