segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Calculadora de pegada ecológica leva sustentabilidade para sala de aula


Por Maria Victória Oliveira para Porvir


Você sabe o que é o dia da Sobrecarga da Terra? A data, conhecida em inglês como Overshoot Day, marca quanto tempo a humanidade levou para gastar todos os recursos que o planeta pode regenerar no período de um ano. Em 2015, o dia da Sobrecarga foi 13 de agosto, o período mais curto desde 5 de outubro de 2000, quando a medição começou.

Para alertar sobre o problema, o Programa Água Brasil, uma parceria entre Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas, criou uma calculadora que mede a pegada ecológica da população brasileira, como uma forma de melhorar ou introduzir o pensamento sobre educação ambiental. Para quem não sabe, o termo pegada ecológica significa a pressão do consumo da população mundial sobre os recursos naturais.

O uso da calculadora em escolas e universidades pode ajudar na conscientização sobre o consumo responsável. A parceria entre o MEC, a Unesco e a WWF introduz nas chamadas “escolas sustentáveis” a discussão sobre a pegada ecológica. “Nas escolas, tem toda uma perspectiva de hortas, viveiros, compostagem, captação de água de chuva, a elaboração de um telhado verde e muitas outras coisas”, ressalta Terezinha Martins, especialista em conservação do WWF-Brasil.

Segundo ela, hábitos cotidianos afetam diretamente o resultado final, o que ajuda a relacionar o dia a dia do aluno com o conteúdo visto em sala de aula. “No final da conta, a calculadora dá dicas para diminuir nosso consumo, mostrando que se mudarmos alguns hábitos, podemos impactar menos. O planeta tenta suprir nossas necessidades, mas não um consumismo desenfreado. Na verdade, a plataforma tenta mostrar que é possível viver dentro dos limites planetários”.

A calculadora foi criada inicialmente pela rede mundial de pegada ecológica, a Global Footprint Network (GFN). “Antes, nós usávamos a calculadora do GFN, com dados globais, para medir a nossa pegada. A ideia de desenvolver uma calculadora brasileira é útil para pensar nos nossos próprios hábitos de consumo. Trata-se de uma ferramenta de sensibilização, para que cada um faça o cálculo e pense se está consumindo dentro da capacidade do planeta ou extrapolando esse limite”.

A plataforma é dividida em seis categorias, as mesmas da versão global. Quando acessa, o usuário deve responder questões sobre alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. No quesito alimentação, por exemplo, a pessoa deve falar sobre sua dieta (se é vegana, vegetariana, onívora ou se tem predileção por carne vermelha). Já em bens, a calculadora questiona quanto o usuário costuma gastar em mobília, eletrônicos pessoais, roupas, produtos de limpeza, jornais, livros e revistas. “Você pode utilizar mais o transporte coletivo, andar de bike e dar carona a colegas de trabalho”, conclui.