sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Bicicleta inovadora transforma 1 hora de pedaladas em 24 horas de energia elétrica



Do alto de nossos privilégios, às vezes não nos damos conta de que coisas simples como o acesso a energia elétrica não é uma realidade para todos. Na verdade,estima-se que 3 bilhões de pessoas no mundo não tenham energia elétrica em suas casas. Como mudar isso?
No projeto Billions in Change o empreendedor Manoj Bhargava decidiu usar a energia do corpo para criar energia elétrica. Assim, foi desenvolvida a Free Electric, uma bicicleta capaz de transformar 1 hora de pedaladas em 24 de energia elétrica. Basicamente, as pedaladas movem o volante do motor, que aciona um gerador e armazena a energia gerada em uma bateria.
O objetivo do empreendedor é distribuir cerca de 10 mil dessas bicicletas na Índia, onde o acesso a energia elétrica ainda é bastante limitado. “Se você tem isso [a bicicleta], você nunca fica sem energia. E você não emite nenhuma poluição“, explica Bhargava, que busca trabalhar em soluções para problemas como a falta de água potável e energia a fim de tornar o futuro mais brilhante para todos.